Grama Bermudas – Cynodon dactylon SP

Nome: Grama Bermudas
Observações: O nome comercial grama bermudas é utilizado para diversas espécies, cada espécie tem um uso esportivo específico.
Nome Científico: Cynodon Dactylon / Cynodon dactylon x Cynodon trans
Origem: Ilha de Bermudas
Uso paisagístico: Sim, porém indicada para uso esportivo em campos de futebol, golf e tênis.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: fértil e bem drenado.
Adubação: Pode ser feita semestralmente.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Poda: Suporta podas constantes e extremamente baixas, de 2 mm a 3 cm, depende da espécie e aplicação esportiva.
Resistência ao pisoteio: Ótima, utilizada em gramados esportivos profissionais.
Propagação: Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.
Clima: Subtropical, tropical.
Temperatura ideal: 30º – tolera frio.
Umidade ideal: 40% – 70%.

 É a grama das principais arenas esportivas brasileiras. Maracanã, Mineirão, Morumbi, Allianz parque, entre outros, utilizam grama Bermudas.

Essa grama densa e atraente, originária da África, é um gramado para regiões quentes e muito utilizado para os gramados esportivos profissionais. Com crescimento rápido e vigoroso, forma um tapete verde em poucas semanas. O enraizamento rápido da Bermudas produz um gramado com alta capacidade de recuperação aos danos causados pelo uso contínuo.

Informações sobre o cultivo

A grama Bermudas é nativa do clima quente da África. O vigor e a tolerância da planta ao calor, à seca e ao tráfego intenso de pedestres tornam a escolha ideal para colonizar áreas de difícil manutenção e com baixo teor de nutrientes. Em áreas tropicais mais quentes, a grama Bermudas permanecerá verde o ano todo.

Em regra, a grama Bermudas é uma grama de estação quente que tolera o frio. O cultivo da grama Bermudas é bem fácil, desde que tomado todos os cuidados básicos.

Aonde devo plantar a grama Bermudas?

A grama Bermudas é de sol pleno, porém, tolera um pouco de sombra, mas não é a grama ideal para sombra, existem outras espécies que se adaptam melhor. Mesmo serve para salinidade, apesar de tolerar um pouco, não é a mais indicada para regiões litorâneas.

Na forma de semente, para obtenção de um bom resultado, a cada 100g atende uma área de cerca de 20m². Cuidado, plante somente na área necessária, esta grama brota rapidamente e é muito difícil se livrar quando começa a crescer.

Como plantar a grama Bermudas

O plantio é fácil e da para fazer sozinho. Primeiro você precisa descompactar e aerar o solo, ou seja, revirar uma camada de 20 cm a 30 cm do local de plantio com um enxadão. Depois é importante diminuir a granulometria do solo, ou seja, quebrar todos os blocos de terra, principalmente se o solo for argiloso, em partes menores.

O segundo passo é limpar o solo, retirar tudo que vai prejudicar o desenvolvimento do gramado: Entulho, resíduos plásticos, vidro, galhos e principalmente ervas daninhas.

Terceiro passo, é preciso nivelar o solo. A tarefa pode ser feita com um ancinho ou enxada. Quanto mais nivelado ficar o local de plantio, mais bonito ficará o gramado depois de formado.

Por fim, basta você realizar o plantio. Se for em placas, método mais comum, acomodar as placas de forma ordenada e alinhada no local preparado. Pressione as placas contra o solo para não ficar nenhum espaço vazio entre a placa e o solo, mas cuidado para não exagerar na força, é só para retirar os espaços vazios.

Para finalizar, promova uma boa regada da grama recém plantada. Nas primeiras semanas após o plantio a grama vai exigir uma irrigação constante, as vezes até duas vezes por dia. Mas depois que o sistemas de raízes do gramado estiver formado é mais profundo no solo, dificilmente vai precisar regar novamente, somente no caso de uma estiagem muito grande.

Cuidando da grama Bermudas

A grama Bermudas só exige cuidados especiais enquanto esta recém plantada, depois são só as podas e adubações de manutenção.

No início, regue a planta diariamente enquanto o sistema de raízes está se formando. Conforme a grama vai pegando a frequência de rega pode ser reduzida até o ponto que não vai ser necessário mais regar.

Quanto as podas, assim que a grama atingir 3cm, ela pode ser cortada. A poda regular incentiva a grama a crescer horizontalmente.

Adubação pode ser feita semestralmente com adubos ricos em nitrogênio e compostos orgânicos ou condicionadores de solo específicos para gramados.

Controlando as ervas daninhas

A melhor maneira de impedir que ervas daninhas invadam seu gramado é manter uma grama saudável e grossa. Mantenha a altura de corte razoavelmente alta (4 cm a 5 cm de altura), irrigue e fertilize no tempo e taxa adequados. Caso a infestação seja pequena, indica-se a retirada manual das ervas daninhas.

Gostou desse post?
Nos acompanhe em nossas redes sociais