Grama Batatais – Paspalum notatum

Nome: Grama-batatais / Grama-bahia / Grama-forquilha / Grama-mato-grosso / grama-pensacola / Gramão.
Nome Científico: Paspalum notatum
Origem: Brasil.
Uso paisagístico: Pouco, do ponto de vista ornamental não é muito atraente.
Luminosidade: 
Sol pleno, não tolera sombra.
Solo:
 fértil e bem drenado.
Adubação: 
Pode ser feita semestralmente.
Velocidade de crescimento: 
Lento.
Poda:
Deve ser podada quando alcançar a altura de 5 cm.
Resistência ao pisoteio:
Alta, indicada inclusive para pastagens e parques públicos.
Propagação: 
Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados e sementes.
Clima: 
Subtropical, tropical.
Temperatura ideal:
 30º
Umidade ideal:
Baixa (30% – 50%)

Esta gramínea genuinamente brasileira é uma ótima opção para áreas de tráfego intenso e encostas, pois alem de resistir ao pisoteio tem raízes profundas.

A grama Batatais é valorizada por sua tolerância ao calor e a seca além de sua capacidade de prosperar em solos onde outras gramas não prosperam. Produz um gramado durável, resistente a pisoteio, e de baixa manutenção, apesar da taxa lenta de crescimento. também forma um sistema radicular profundo, capaz de evitar erosão. Por essas características, é indicada para áreas públicas, pastagens e encostas.

Aonde utilizar grama Batatais?

Por ser nativa da América do Sul essa gramínea está completamente adaptada ao nosso clima e solo, portanto esses fatores não serão problema. A fator mais importante quanto a utilização será o luminosidade. A grama Batatais não tolero regiões sombreadas.

No âmbito paisagístico, por ser uma grama com visual rústico seu uso ornamental é mais restrito, normalmente combina com sítios, fazendas, haras, chácaras, casas de campo e parques industrias.

Já quanto a função desempenhada, a grama Batatais é a mais indicada para contenção de barreiras contra erosão e para lugares de tráfego intenso.

Cuidados com a grama?

A grama Batatais exige pouquíssimos cuidados. Por ser nativa do Brasil, ela leva grande vantagem nesse aspecto. O sistema radicular profundo faz com que a grama seja extremamente resistente a seca. Combinada com uma grande resistência ao calor, é uma ótima opção para quem não quer ter trabalho. Os cuidados especiais se limitam a fase de plantio, depois a grama se desenvolve sozinha, exigindo apenas podas de manutenção.

Desvantagens da grama Batatais?

A principal desvantagem da grama batatais é o alto índice de problemas relacionados a ervas daninhas. Por não formar um gramado muito denso, possibilita o surgimento dessas espécies indesejáveis.

Outra desvantagem, porém do ponto de vista estético, é o surgimento de inflorescência em V, popularmente conhecido como “pé-de-galinha”. Porém, estas estruturas só aparecem quando a poda regular é atrasada e a gramínea chega ao florescimento.

inflorescência grama batatais

Como a grama Batatais é comercializada?

Você pode comprar a grama batatais em sementes, que é a forma mais fácil de achar ou em placas. As placas são tiradas para revenda manualmente com enxada, pois a grama forma um sistema de raízes tão profundo que impede a utilização de máquinas automatizadas para retirada das placas.

Como realizar o plantio

O plantio é extremamente simples e você pode fazer sozinho, somente com a dicas que vai aprender aqui. Primeiro você precisa descompactar e aerar o solo, ou seja, revirar uma camada de 20 cm a 30 cm do local de plantio com um enxadão. Depois é importante diminuir a granulometria do solo, ou seja, quebrar todos os blocos de terra, principalmente se o solo for argiloso, em partes menores.

O segundo passo é limpar o solo, retirar tudo que vai prejudicar o desenvolvimento do gramado: Entulho, resíduos plásticos, vidro, galhos e principalmente ervas daninhas. Terceiro passo, é preciso nivelar o solo. A tarefa pode ser feita com um ancinho ou enxada. Quanto mais nivelado ficar o local de plantio, mais bonito ficará o gramado depois de formado.

Por fim, basta você acomodar as placas de forma ordenada e alinhada no local preparado. Pressione as placas contra o solo para não ficar nenhum espaço vazio entre a placa e o solo, mas cuidado para não exagerar na força, é só para retirar os espaços vazios. Para finalizar, promova uma boa regada da grama recém plantada. Nas primeiras semanas após o plantio a grama vai exigir uma irrigação constante, as vezes até duas vezes por dia. Mas depois que o sistemas de raízes do gramado estiver formado é mais profundo no solo, dificilmente vai precisar regar novamente.