Grama Esmeralda – Zoysia japonica

Nome: Grama Esmeralda
Nome Científico: Zoysia japonica
Origem: Ásia
Uso paisagístico: Sim, forma um gramado denso de coloração verde esmeralda.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: fértil e bem drenado.
Adubação: Pode ser feita semestralmente.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Poda: Deve ser podada quando alcançar a altura de 3 a 5 cm.
Resistência ao pisoteio: Boa, indicada para gramados recreativos.
Propagação: Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.
Clima: Subtropical, tropical.
Temperatura ideal: 30º – não tolera frio (abaixo de 10º).
Umidade ideal: 40% – 80%.

Com uma formação densa e coloração verde esmeralda, a grama esmeralda é atualmente a mais utilizada no paisagismo.

Introduzida no mercado ainda na década de 70, a grama esmeralda rapidamente dominou o mercado e hoje representa próximo de 90% do volume de vedas de grama no Brasil. Por apresentar uma ótima adaptação aos diferentes biomas e solos do Brasil, ela pode ser cultivada em quase todo território nacional. A espécie forma um gramado denso é muito agradável, as folhas possuem uma coloração verde esmeralda muito característico. Já as raízes, são bastante longas, o que facilita a captação de água e nutrientes do solo, tornando-a ainda mais resistentes as intemperes e ao pisoteio. Também é uma ótima opção para encostas e lugares inclinados, as raízes longas dão um grande poder de contenção ao solo.

Aonde posso utilizar a grama esmeralda?

A gama esmeralda é extremamente versátil, pode ser utilizada para áreas de jardim, playground, campo de futebol, encostas, praças públicas, entre outros lugares. O mais importante é lembrar que essa espécie de grama precisa ser plantada sob o sol pleno, pois não se desenvolve em áreas sombreadas. Geralmente esse problema de falta de luminosidade é mais aparente no outono/inverno, quando a quantidade de luz é menor.

Qual melhor método de plantio em rolo, placas, plugs ou semente?

A forma mais comum de comercializar grama esmeralda é em placas, medindo 0.40 cm x 0.62,5 cm, ou seja, 0.25 m2 ou (1/4 de metro quadrado). Esse método, quase sempre, é o melhor custo-benefício, já que você mesmo pode transportar em carros de passeio, plantar em casa sozinho, e a formação do gramado também é rápida. O rolo de grama é sem dúvida o método mais rápido, nos meses mais quentes do ano, é possível formar um gramado perfeito em 15 dias. Porém, por se tratar de um método muito mais profissional, além de ser muito mais caro, vai exigir a contratação de uma empresa especializada.

Os plugs, assim como as sementes, são mais utilizados para repararem áreas mortas de algum gramado já estabelecido. Fazer um gramado do zero a partir de plugs ou sementes também é possível, porém exige muita manutenção, principalmente no combate as ervas daninhas que vão competir com a grama.

Essas dimensões facilitam o seu plantio em todas as áreas. Comparado ao preço m2 da grama São Carlos, grama Coreana e Grama Santo Agostinho, a Esmeralda tem menor custo para aquisição, plantio e manutenção. Essa grama forma gramados fortes, compactos e suporta tratamento a base de herbicidas seletivos contra pragas ervas daninhas. Por estas e outras vantagens, a grama esmeralda tornou-se a grama mais vendida no Brasil.

Como faço o plantio?

O plantio é extremamente simples e você pode fazer sozinho, somente com a dicas que vai aprender aqui. Primeiro você precisa descompactar e aerar o solo, ou seja, revirar uma camada de 20 cm a 30 cm do local de plantio com um enxadão. Depois é importante diminuir a granulometria do solo, ou seja, quebrar todos os blocos de terra, principalmente se o solo for argiloso, em partes menores.

O segundo passo é limpar o solo, retirar tudo que vai prejudicar o desenvolvimento do gramado: Entulho, resíduos plásticos, vidro, galhos e principalmente ervas daninhas. Terceiro passo, é preciso nivelar o solo. A tarefa pode ser feita com um ancinho ou enxada. Quanto mais nivelado ficar o local de plantio, mais bonito ficará o gramado depois de formado.

Por fim, basta você acomodar as placas de forma ordenada e alinhada no local preparado. Pressione as placas contra o solo para não ficar nenhum espaço vazio entre a placa e o solo, mas cuidado para não exagerar na força, é só para retirar os espaços vazios. Para finalizar, promova uma boa regada da grama recém plantada. Nas primeiras semanas após o plantio a grama vai exigir uma irrigação constante, as vezes até duas vezes por dia. Mas depois que o sistemas de raízes do gramado estiver formado é mais profundo no solo, dificilmente vai precisar regar novamente.