Nome: Palmeira Ráfia – Raphis
Nome Científico: Rhapis excelsa
Origem: Ásia – China
Uso paisagístico: Uma das palmeiras mais pedidas no paisagismo. Forma um lindo maciço de folhas verde escuras. Largamente utilizada em vasos em ambientes internos.
Flor: Sim, mas não tem potencial ornamental. São bem discretas.
Fruto comestível: Não, possuem frutos bem pequenos e de cor banca. Assim como as flores, são bem discretos.
Perfume: Não.
Cultivo: Muito fácil. Aceita muita bem o cultivo em vasos. Lembrando que quanto maior o vaso melhor. Muito resistente a pragas e doenças e exige baixa manutenção.
Luminosidade: Meia sombra ou sombra. Ela não necessita de muita luz. Por isso, é ótima para utilizar em ambientes internos. São muito usadas em escritórios, comércios, salas e jardins de inverno.
Solo: Gosta de solo fértil e bem drenado.
PH do solo: Ácido ou neutro
Adubação: As Palmeiras Ráfias não são muito exigentes quanto a adubação. Pode usar adubos orgânicos como estercos bem curtidos, humus de minhoca entre outros. Também pode utilizar NPK 10.10.10 a cada 6 meses.
Velocidade de crescimento: Lento. Comparada as demais palmeiras, a Ráfia cresce devagar.
Altura Máxima: Pode chegar a 4 metros de altura quando cultivada no solo. Mas, geralmente atinge 2 metros, quando é cultivada em vasos.
Propagação: Ocorre por divisão das touceiras na primavera. As sementes tem uma baixa taxa de germinação.
Rega: As regas são bem espaçadas, tolera bem o solo mais seco. Quando são cultivadas em vasos, fique atento na drenagem.
Clima: Subtropical, também tolera o clima temperado.
Temperatura ideal: 24º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Não tóxico.
Ciclo de vida: Perene. Vive vários anos.
Linda e de fácil cultivo. A Palmeira Ráfia é uma das melhores opções para ambientes internos.
A palmeira Ráfia cresce em touceiras, ou seja, não é apenas um caule único como um coqueiro. Mas são vários caules formando uma moita. Esses caules vão crescendo por baixo da terra e expandido cada vez mais, emitindo novos brotos.
As caules são revestidos por uma fibra marrom e grossa, que de um ar rústico a palmeira.
Já as folhas, possuem uma coloração verde escura brilhante linda. Sua forma plissada e palmada dão um charme adicional ao conjunto.
Como a Palmeira Ráfia tolera bem ambientes de pouca luz, ela é muito utilizada em interiores. Trata-se de uma excelente opção para embelezar a sua casa. Outra grande vantagem é a facilidade de cultivo. A Ráfia quase não exige irrigação e a manutenção se resume a tirar as folhas velhas.
Para finalizar as vantagens dessa linda palmeira. Ela vai muito bem em vasos. Por isso, é uma das palmeiras mais utilizadas no paisagismo.
Como cuidar da palmeira ráfia
As Ráfias são ótimas plantas para interiores. Por demandarem pouca luminosidade elas podem ficar tranquilamente na sala ou na varanda. Caso fique na sala, posicione ela próxima a uma fonte de luz natural.
A manutenção é muito baixa, você só vai precisar podar as folhas mortas. Quanto à adubação e rega, a Ráfia é bem pouco exigente. Se o vaso aonde ela estiver plantada for grande, melhor ainda. Isso vai aumentar o tempo entre as regas.
As Ráfias são bastante resistentes a pragas e doenças. O que ocorre muito é a ponta da folha secar, o que é facilmente revertido com uma intensificada na irrigação.
Outra dica muito boa é levar sua Ráfia para fora de casa e dar um bom banho de borracha nela. Isso vai limpar as folhas, tirando a poeira superficial que acaba acumulando. Se não for possível levar a Palmeira Ráfia para fora de casa, você pode borrifar água nas suas folhas.
Como usar a Palmeira Ráfia no paisagismo
As Ráfias podem ser utilizadas de forma isolada, em um belo vaso ou cachepo. Assim como em grupo, combinada com outras plantas menores, já que ela cresce bastante. Pode atingir até 4 metros.
No jardim ela pode ser utilizada no sombra de árvores de grande porte, como grandes maciços verdes.
As folhas de Palmeira Ráfia também são utilizadas em arranjos florais. Após cortadas, elas são bem resistentes e podem durar dias bonitas.
Luminosidade ideal para sua Ráfia
Quando cultivados em ambientes externos, cuidado com o sol pleno. O excesso de luz provoca queimaduras nas folhas prejudicando bastante sua Ráfia. Escolha sempre um local de sombra, mas com boa luminosidade difusa.
Lembrando também que os outros fatores como boa ventilação e umidade são importantíssimos. Leve isso em conta na hora de escolher o local.
Uma dica bacana para você reparar se sua Ráfia está tomando muito sol, é reparar na tonalidade do verde de suas folhas. Se o verde estiver muito claro, parecendo meio desbotado, pode ser excesso de luminosidade. Leve sua Ráfia para um local mais sombreado e acompanhe se as folhas voltam a ter um tom mais escuro de verde.
Melhor solo para a Palmeira Ráfia
O solo precisa ser fértil. Portanto, pode utilizar humus de minhoca, estercos bem curtidos, farinhas entre outros adubos orgânicos. Também é importante que seja bem drenado. Por isso, não utilize uma mistura com muita argila no substrato.
Caso cultiva sua Ráfia no vaso, dedique uma atenção especial a drenagem. Se seu vaso tiver poucos furos, faça mais alguns para garantir. Lembre-se que se a drenagem entupir, sua planta vai sofre bastante.
Quando deve regar minha Palmeira Ráfia
Quando plantada em vaso, você vai precisar regar sua Ráfia 2 a 3 vezes por semana. Mas não é uma regra, vai depender de vários fatores, como estação do ano, tamanho do vaso, região que você mora etc. Com o tempo, você mesmo vai definir uma rotina de irrigação para suas plantas.
Como foi ensinado anteriormente, uma dica muito boa para sua Ráfia ficar bonita e viçosa, é leva-la para o jardim e dar um bom banho de borracha nela. Molhando todas as folhas e tirando aquela camada de poeira que acumula na superfície da folha.
Se não for possível mover o seu vaso de Palmeira Ráfia, use um borrifador com água para dar um bom banho nela. Além de lavar as folhas melhorando os processos fisiológicos de fotossíntese, vai ajudar a aumentar a umidade do ambiente. Condição que ela adora!
Temperatura e umidade
As palmeiras Ráfias apreciam temperas mais amenas. Portanto, evite o calor extremo do verão. Se for possível, posicione sua Ráfia em um lugar mais fresco nessa época do ano.
Quanto à umidade, as Ráfias gostam de ambientes úmidos. Inclusive, pontas das folhas queimadas é um sinal de falta de umidade. O que você pode fazer é borrifar água nas folhas da sua palmeira sempre que possível.
Lembrando que ar-condicionado é um grande vilão para as plantas, e não seria diferente para a Palmeira Ráfia. Portanto, evite sempre que possível.
Adubação da Palmeira Ráfia
As Ráfias não são muito exigentes com adubação. A mesma pode ser realizada com adubos orgânicos (humus, estercos bem curtidos e farinhas). Já o NPK 10-10-10, pode ser utilizado a cada 6 meses, de preferência no início da primavera.
Quando deve trocar de vaso?
As raízes da Palmeira Ráfia crescem bastante. Com o tempo, o vasos começam a ficar pequeno. Quando isso ocorrer, é a hora de trocar para um vaso maior ou transplanta-la para o solo.
É possível reparar que o vaso está pequeno quando a planta tem seu crescimento estagnado. Esse é um dos primeiros sinais. Quando o vaso estufa ou racha, já é um sinal que passou da hora de trocar para um maior.
Pragas e doenças
As palmeiras Ráfia são bastante resistentes, o que significa que a maioria das pragas e doenças não incomodam esta planta. No entanto, existem algumas pragas e doenças importantes a serem observadas para garantir que suas plantas permaneçam boas e saudáveis.
Pode ocorrer o ataque de ácaros e outros insetos. Nesse caso, basta usar um inseticida para jardinagem amadora e pronto. Problema resolvido.
Outro problema que também ocorre é a podridão das raízes pelo ataque de fungos. Porém, essa doença somente acontece se a drenagem do seu vaso não estiver funcionando bem e o solo encharcar. Por isso, capriche na drenagem e faça mais furos no seu vaso, se for possível.
Problemas comuns com a Ráfia
O problema mais comum que ocorre com a Ráfia é a ponta das folhas secar. Isso deixa a planta um pouco feia e com aspecto de abandonada. Isso ocorre geralmente pela falta de umidade no ar. Mas também pode ser apenas falta de irrigação.
Assim, intensifique a irrigação, e quando for possível, borrife água nas folhas da sua planta. Você também pode leva-la para o jardim e dar um bom banho de borracha nela, molhando todas as folhas.