Musgo de Java – Taxiphytllum barbieri

Nome: Musgo de Java
Nome Científico: Taxiphyllum barbieri
Origem: Sudeste da Ásia
Uso paisagístico: Sim, muito utilizado para adornar aquários. Forma um lindo tapete verde.
Flor: Não.
Fruto comestível: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil.
Luminosidade: Bem versátil. Tolera ambientes pouco iluminados e mais expostos a luz também.
Solo: Aquática. Não necessita de solo.
PH ideal da água: 5,5 – 8,0
Adubação: Não é necessário.
Velocidade de crescimento: Lenta.
Altura Máxima: até 10 cm.
Propagação: Por divisão dos tufos ou por esporos.
Rega: Não é necessário.
Clima: Subtropical, tropical e temperado.
Temperatura da água ideal: 15ºC – 30ºC (ideal 21ºC – 24ºC)
Umidade ideal: 100%
Toxidade: Não tóxico.
Ciclo de vida: Perene. Vive vários anos.

Nativa do sudeste asiático, é muito utilizado para adornar aquários. Forma um lindo tapete verde brilhante.

O Musgo de Java, como o nome sugere, é uma planta nativa do sudeste da Ásia, especificamente da ilha de Java na Indonésia.

Muito conhecida pelo seu uso ornamental em aquários. O musgo de Java forma um lindo tapete verde que eleva o aquário a outro patamar de beleza.

Na natureza, é uma planta facilmente encontrada. Crescendo espontaneamente em rochas, galhos e diversos outros objetos. Ocorre com maior intensidade em países com clima tropicais. 

O Musgo de Java se tornou uma planta aquática muito popular devido a facilidade de cultivo e a beleza. Com uma manutenção baixíssima, vai ser um grande aliado para enfeitar o seu aquário. O cultivo vai se resumir a manter a água nas condições adequadas que você vai aprender logo na sequência e pronto! Você vai ter um aquário incrível para impressionar todos os seus convidados.

Visão geral

O Musgo de Java é uma planta de aquário resistente e de fácil transplante. Você pode dividi-la e anexar em outros lugares conforme suas necessidades.

Normalmente, se anexa as pedras , troncos e outras decorações colocadas no aquário. Possui caules minúsculos, e em cada haste existem pequenas folhas medindo apenas cerca de 2 mm de largura que cobrem todo o comprimento.

O Musgo de Java possui rizoides, que são estruturas em forma de tentáculo que a planta usa para se ancorar. No entanto, não confunda os rizoides com raízes, pois eles não fornecem nenhum nutriente ao Musgo de Java, seu principal objetivo é a fixação da planta nos objetos. O Musgo de Java absorve nutriente por meio de seus caules e folhas.

Usos do Musgo de Java

O Musgo de Java possuem funcionalidades diversas no aquário. São ótimas para a reprodução de espécies de peixe, muitas espécies gostam de depositar ovos sobre suas folhas densas. Após a eclosão dos ovos serve como abrigo e barreira territorial e esconderijo contra as espécies mais agressivas

Pode ser uma fonte de alimento para alevinos, pois cria um ambiente propício para os infusórios, que são os primeiros alimentos consumidos pelos peixes bebês. Camarões ornamentais também são grande fãs do Musgo de Java, eles vasculham a planta para encontrar depósitos de algas e de outros restos para alimentação.

No Paisagismo aquático, a planta pode ser utilizada para cobrir o fundo do tanque de forma a dar um aspecto de tapete verde.

Outro uso é para a criação de florestas subaquática em miniatura. Para ter esse efeito encontre pedaços de madeira que se assemelham a troncos de árvore com galhos, logo após prenda o musgo de java na parte de cima. Com o tempo o musgo envolverá a madeira e se tornará muito parecido com uma árvore

Como cuidar do Musgo de Java

O Musgo de Java é considerado uma das espécies mais resistentes para aquário, ou seja, se adapta bem as mudanças na água e se adaptam bem a diferentes ambientes.

Condição da água

  • Temperatura: Apesar da planta tolerar temperaturas entre 15ºC à 30ºC , a condição ideal para a planta são temperaturas entre 21ºC a 24ºC, temperatura que a planta vai crescer a uma taxa maior e obter uma aparência mais saudável
  • Fluxo de água: Corrente de água moderadas
  • PH: 5,5 à 8 contudo, prefere água ligeiramente mais ácida

Iluminação

Cresce facilmente em qualquer condição de iluminação, com ligeiras alterações estéticas.

Em condição de alta iluminação a planta irá exibir folhas mais densas e cores mais claras e brilhantes. Uma planta que cresce com baixa luminosidade irá apresentar cores mais escuras e crescimento menos denso.

Como cultivar e plantar musgo de Java

Propagar do Musgo de Java é fácil. Corte um pedaço (cerca de 5 centímetros de comprimento) da planta e prenda-o da nas decorações. A anexação da planta nos objetos demora entre 3 a 4 semanas.

Defina onde você quer fixar o musgo, olhe para as rochas, troncos e malhas de plástico para ancoragem. Como a anexação demora, siga as etapas abaixo: 

  • Método da cola instantânea: Apesar de aparecer contra intuitivo a usar ela funciona. Pegue a decoração que deseja prender o musgo e coloque um pouco de cola instantânea na superfície. Coloque o musgo e pressione suavemente por 5 segundos. Assim que estiver colado coloque de volta ao aquário.
  • Método da linha: Caso não queira utilizar a cola, utilize linha para fixar o musgo. Amarre-o a um objeto, apare o excesso de linha e coloque a planta e o objeto de volta ao aquário.

O Musgo de Java cresce rápido?

 Não é uma planta de crescimento rápido, embora mais luz e condições de água adequadas acelerem o processo. 

Manutenção

O Musgo de Java com o tempo pode apresentar detritos e resíduos entre suas folhas, por essa razão, uma limpeza pode ser necessária. Nesse caso remova a planta do aquário e a lave com cuidado.

Apare-o regularmente para que o mesmo não cresça desordenadamente e deixe o aquário com uma aparência ruim. O crescimento desordenado do musgo de Java pode vir a entupir o filtro do aquário

Outro problema a ter em mente é a aversão do musgo a algas, as algas se alojam nas folhas do musgo atrapalhando seu processo de fotossíntese. Crustáceos como camarões ornamentais que ajudam na limpeza das algas.