Cavalinha – Equisetum hyemale

Nome: Cavalinha, Cauda-de-cavalo, Equisseto, Milho-de-cobra, Rabo-de-cavalo
Nome Científico: Equisetum hyemale
Origem: América, Europa e Ásia.
Uso paisagístico: Sim, em jardins aquáticos e áreas pantanosas
Flor: Não
Cultivo: Fácil
Luminosidade: Sol pleno e meia sombra
Solo: Úmido, bem drenado PH: 6,5 a 7,5 (ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino)
Adubação: A planta prefere um solo pobre de matéria orgânica
Propagação: Divisão de rizomas e esporos.
Temperatura ideal:10ºC à 20ºC
Toxidade: Não tóxico para humanos, tóxico para animais de pasto
Ciclo de vida: Perene

Também conhecida pelo seu uso medicinal, a Cavalinha é comumente o destaque nos jardins aquáticos.

Cavalinha ( Equisetum  hyemale ), é uma planta perene que não floresce. Possui hastes verdes verticais com faixas horizontais, semelhantes ao bambu. O rabo de cavalo se reproduz por meio de esporos ao invés vez de sementes, assim como por rizomas subterrâneos.

A cavalinha cresce em condições úmidas e pode até crescer em água parada. Por esse motivo, é comumente usado para decorar jardins aquáticos ou áreas pantanosas onde poucas outras plantas podem sobreviver. Pode ser utilizado também como destaque ao longo das bordas ou em grades vasos de pátio.

Cavalinha – Equisetum hyemale

Como cuidar da planta cavalinha

Longe de serem plantas complicadas, muitas vezes o desafio das cavalinhas não é cultivá-las, mas contê-las e evitar que se espalhem para lugares onde você não quer que cresçam. Possuem uma forte tendência a se espalhar e formar uma monocultura. Por outro lado, essa capacidade de espalhamento é uma característica desejável quando se quer que a planta ocupe uma área desfavorável para a maioria das outras plantas, como, por exemplo, em uma vala.

Para conter o rabo de cavalo plantado no solo, você pode instalar barreiras de plástico no solo. Outra opção é plantar o rabo de cavalo em um vaso fundo enterrado no solo. No entanto, como o rabo de cavalo se espalha não apenas por rizomas subterrâneos, mas também por esporos, a contenção é um desafio.

Luz

A cavalinha é extremamente adaptável a vários níveis de luz, crescendo em pleno sol para sombra parcial, mas preferindo sombra filtrada, como encontrada no chão da floresta sob árvores altas.

Solo

O rabo de cavalo prefere solo pobre, arenoso e pedregoso, que frequentemente é úmido. Quanto mais fértil o solo, mais lento ele cresce. Ao cultivar rabo de cavalo em um recipiente, considere adicionar cascalho ou areia à mistura de envasamento para dar a ela o meio perfeito de que gosta

Água

Em termos de nível de umidade no solo, o rabo de cavalo prefere um solo que seja pelo menos moderadamente úmido. Ele pode até crescer em água parada até uma profundidade de cerca de 10cm. É adequado para jardins de chuva e outras áreas que podem inundar periodicamente.

Temperatura e Umidade

Plantas de cavalinha preferem alta umidade por várias horas por dia e se desenvolvem com pouca luz. Possui boa tolerância a baixas temperaturas

Fertilizante

Em geral, não gostam de solo particularmente rico ou fértil, então a fertilização não deve ser necessária.

A Cavalinha é tóxica?

A cavalinha não é tóxica para os humanos; na realidade, ela tem sido utilizada em uma variedade de remédios populares e tem sido estudado como uma fonte de remédios modernos. Também não há relatos dessa planta causando problemas em cães e gatos. No entanto, todas as variedades de cavalinha contêm tiaminase, um composto que pode quebrar a vitamina B1 e causar convulsões e morte em cavalos e outros animais que pastam.

Propagação da Cavalinha

A cavalinha se propaga naturalmente por meio de esporos, e as pequenas mudas plantas também podem ser desenterradas e replantadas em outro lugar.

Normalmente conter ou erradicar essa planta que se espalha rapidamente é o maior desafio. Se a ideia é propagar, esta pode ser feita também através da divisão de rizomas. A velocidade da propagação é uma consideração importante ao plantar cavalinha em qualquer lugar fora de um vaso. Para evitar que tome conta do seu jardim ou outro terreno plantado, é aconselhável usar barreiras de solo ou outra forma de contenção.

Fonte: The Spruce