Palmeira imperial – Roystonea oleracea

Nome: Palmeira Imperial – Palmeira Real
Nome Científico: Roystonea oleracea
Origem: América Central – Antilhas
Uso paisagístico: Sim. É a palmeira mais imponente da natureza, pode atingir incríveis 45 metros de altura. Introduzida ainda no Brasil Imperial por Dom João VI, representa a nobreza real.
Flor: Sim. Porém não são ornamentais.
Fruto comestível: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil. Mas lembre-se que ela vai crescer bastante. Não é indicado o cultivo em vasos.
Luminosidade: Sol pleno. Até porque, com sua altura final de 45 metros, dificilmente vai ter outra espécie maior competindo por luminosidade. Enquanto for muda, pode ser cultivada na meia-sombra.
Solo: Muito fértil e bem drenado, não pode ser encharcado.
Adubação: Pode ser realizada mensalmente com matéria orgânica (esterco, humus de minhoca, farinhas, compostagem etc.). Também pode acrescentar NPK 10-10-10, principalmente nos meses mais quentes, onde a planta cresce mais. Adubos específicos para palmeira também podem ser utilizados.
Velocidade de crescimento: Em comparação com as outras espécies de palmeira, ela cresce rápido. Podem crescer até 1 metro por ano.
Altura Máxima: Impressionantes 45 metros.
Propagação: Sementes.
Rega: Somente enquanto é muda, em média 3 vezes por semana. Depois de estabelecida no solo, não precisa mais regar.
Clima: Tropical, Subtropical.
Temperatura ideal: 27º.
Umidade ideal: 50% – 75%.
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Longo / perene. Vivem muitos anos.

Além do grande apelo ornamental, a Palmeira Imperial era símbolo da aristocracia no Brasil colonial.

A Palmeira imperial é uma espécie de palmeira muito imponente, robusta e de grande porte, pode atingir inacreditáveis 45 metros. Do ponto de vista paisagístico, a Palmeira Imperial é ideal para ser utilizada em grandes construções, avenidas largas, parques públicos ou qualquer outro espaço muito amplo. Quando plantadas em espaços pequenos, elas podem ficar desproporcional.

Podem ser utilizadas enfileiradas, em pequenos grupos orgânicos ou em forma de alameda. Como no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A primeira Palmeira Imperial foi plantada no Brasil em 1809, pelo então príncipe regente Dom João VI. Ela representava a nobreza da aristocracia colonial, também foi a planta símbolo do novo Brasil que fundava-se com a chegada da família real por aqui.

Palmeira Imperial preço

Enquanto muda, a Palmeira Imperial geralmente custa entre R$ 50,00 e R$100,00 (Valores em Junho de 2021). Conforme vai ficando mais velha e maior, seu preço vai aumento.

Quando já esta com tamanho considerável, por volta dos 5 metros de altura, elas se tornam tão grandes e pesadas que somente é possível transporta-las e transplanta-las com apoio de um caminhão munck. Esse logística mais complexa aumenta bastante o preço final da palmeira.

Palmeira Imperial altura e crescimento

As Palmeiras Imperiais podem atingir impressionantes 45 metros de altura. Seu crescimento é tão vigoroso em comparação com as outras palmeiras que pode chegar até a 1 metro por ano.

Como cultivar Palmeira Imperial

As Palmeiras Imperiais são bem fáceis de cultivar, somente demandam cuidados básicos enquanto são mudinhas. Depois que atinge a idade adulta, não da mais trabalho nenhum, apenas retirada das folhas velhas quando é possível. Também são muito resistentes a pragas e doenças.

Floração e fragrância

As palmeiras reais produzem inflorescências brancas ou amarelas claras. Porém não tem valor ornamental.

As inflorescências aparecem no meio do verão e medem cerca de sete a dezoito centímetros de espessura e 25 centímetros de comprimento. 

Após a época de floração, a planta produz frutos. O fruto é verde quando aparece pela primeira vez e lentamente se torna preto arroxeado à medida que amadurece. Os frutos não são comestíveis.

Frutos da Palmeira Imperial

Luz e temperatura

Certifique-se de que a palmeira real recebe pleno sol. Evite colocá-lo atrás de uma estrutura grande que possa bloquear parte da luz solar.

Tal como acontece com outras palmeiras, elas crescem melhor em regiões com temperaturas quentes.

Rega e fertilização

Enquanto muda, em média 3 vezes por semana. Palmeiras já maiores recém-plantadas requerem uma rega semanal profunda até que a árvore estabeleça seu sistema de raízes. O que ocorre em cerca de 3 meses. 

Palmeiras já estabelecidas requerem água somente em condições muito extremas de calor ou seca.

Quanto a adubação, você pode utilizar fertilizantes específicos para palmeiras. Esses fertilizantes são ricos em magnésio que são comumente deficiências em palmeiras. Aplique no solo para estimular um crescimento mais completo e uma boa cor durante o primeiro ano de plantio. Também pode utilizar estercos bem curtidos, humos de minhoca e compostos orgânicos.

Solo

As palmeiras imperiais crescem em quase todos os solos, mas requerem uma boa drenagem. Se o solo for muito argiloso, corrija-o com areia e matéria orgânica para melhorar a drenagem e a retenção de água.

Como propagar a palmeira imperial

A propagação da Palmeira imperial ocorre com a utilização de sementes. As sementes frescas retiradas da planta são as que fornecem os melhores resultados.

Deve-se aguardar o amadurecimento do fruto da planta e atinja uma coloração marrom. Retire a cápsula da fruta e a deixe secar completamente antes de as abrir para extrair as sementes.

Deixe as sementes de molho por cinco dias e remova a polpa externa. 

Comece com um pote de 25 cm cheio solo com boa drenagem e rico em matéria orgânica . O pote deve ter orifícios de drenagem.

Faça um buraco de 1cm de profundidade e coloque uma das sementes dentro. Cubra o buraco e regue o solo.

Coloque o pote em uma área sombreada com uma temperatura de cerca de 30° graus Célsius. Quando as mudas emergirem e desenvolverem duas folhas, transplante para um vaso grande ou um local permanente ao ar livre.

Cave um buraco quase do mesmo tamanho de seu recipiente atual. Remova cuidadosamente a planta jovem. A bola de raiz deve cobrir a maior parte do recipiente.

Coloque a palma da mão no buraco e comprima levemente o solo. Regue até que o solo esteja completamente saturado.

Planeje bem aonde você vai plantar a sua muda

Sempre que você pensar em fazer uma composição paisagística com Palmeiras Imperiais, planeje cuidadosamente o local. Lembre-se sempre que sua palmeira vai crescer muito. Evite plantar muito próximo de construções ou muros.

Quando atingem uma altura considerável, as folhas secas que caem começam a ser um problema, podendo gerar acidentes graves. As folhas medem cerca de 3 a 5 metros e atingem o solo com uma velocidade considerável. Assim, não é muito indicado usar Palmeira Imperial próximo a grandes fluxos de pessoas.

As palmeiras Imperiais são utilizadas comumente para alinhar ruas e limites. Considere cultivar uma fileira de palmeiras para marcar a borda de uma propriedade, por exemplo.

Lembre-se de que a palmeira imperial pode atingir até 45m de altura e produzir um tronco com 60 metros de diâmetro.

Ao plantar, considere uma distância entre palmeiras de pelo menos 10m para que não haja sobreposição das copas.

Palmeira Imperial no vaso

Apesar de ser possível, não é indicado. Principalmente porque você pode utilizar outras espécies menores que vão se desenvolver muito melhor em vasos. Porém, se não tiver outra alternativa, ao menos escolha o maior tamanho de vaso possível.

A Palmeira Imperial no Brasil Colonial

Em meados do século XIX, o plantio de Palmeira Imperial ganhou força no Rio de Janeiro, como forma de simbolizar e fortalecer Segundo Império.

As sementes produzidas pelas espécies já existentes eram distribuídas aos súditos como sinal de lealdade ao poder central. Com dos anos, as Palmeiras Imperiais se tornaram o símbolo definitivo de nobreza e distinção de classe. Assim, todo a aristocracia utilizava Palmeiras Imperiais no seu paisagismo.