Nome: Alecrim
Nome Científico: Rosmarinus officinalis
Origem: Europa – Mediterrâneo
Uso paisagístico: Não é muito comum, porém forma lindos arbustos em vasos ou encantadores maciços.
Flor: Sim, inclusive é muito bonita.
Fruto: Não.
Perfume: Sim, cheiro forte e inconfundível desse fantástico tempero.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
Luminosidade: Sol Pleno.
Solo: Fértil e muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Lenta.
Altura Máxima: No chão pode alcançar 1,5 m. Em vasos, altura fica limitada ao tamanho do vaso.
Propagação: Sementes, estaquia ou alporque.
Rega: Moderada, observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
Clima: Mediterrâneo. Se adapta bem ao tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 40% – 60%.
Toxidade: Não, pode ser consumido.
Ciclo de vida: Longo.
Cultivo fácil, sabor inconfundível e muito tolerante a pragas. Não é por acaso que é um dos temperos mais cultivados no mundo.
Conhecendo o alecrim
O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto bastante ramificado de folhas verde-escuras, caule lenhoso que pode atingir até 1,5 metros de altura. Seu perfume e sabor são marcantes e inconfundíveis. Seu uso também é bastante versátil, pode ser utilizado como tempero, erva medicinal ou essência.
Amplamente utilizado na gastronomia, principalmente no mediterrâneo europeu, que é sua origem, o alecrim serve para temperar sopas, molhos, guisados, carnes e diversos outros pratos, podendo inclusive ser o protagonista da receita.
Um pouquinho de história e cultura sobre o alecrim
Desde a antiguidade o alecrim é conhecido pelos benefícios que oferece à saúde humana. Na Grécia antiga, época em que a espécie era considerada fortificante para o cérebro e para a memória, os estudantes gregos chegavam a usar ramos da planta atrás da orelha para se sair bem nos exames escolares.
A planta também tem uso na indústria cosmética, de perfume e de produtos de higiene pessoal. Possui um aroma característico que apresenta ação repelente a insetos.
Na cozinha, dá um toque de frescor no tempero de diferentes tipos de carnes, batatas, tomates, abobrinhas, berinjelas e outras hortaliças. E igualmente apreciado como ingrediente de omeletes e aromatizador quando acondicionado em frascos de vinagres e azeites.
Cultivando o alecrim
O cultivo do alecrim é bastante fácil, com certeza você vai conseguir cultiva-lo na sua casa e quem sabe até produzir umas mudinhas para dar aquele amigo que sempre pede tudo. Basta seguir todas as recomendações da equipe Jardinando não bobear na escolha do lugar e na drenagem. Então vamos ao que interessa, mãos-a-obra!
Aonde compro? Muda ou semente?
A melhor opção é comprar mudas, ou até vasinhos com a planta em um tamanho mais adiantando. Visto que, plantar desde de semente exige bastante paciência. As mudas podem ser adquiridas em gardens certers, chácaras de plantas ou produtores de flores em centrais de abastecimentos. Lembrando sempre que é importante comprar plantas em lugares de confiança, pois, não queremos levar para casa pragas e doenças, ou até mesmo a espécie errada. Já as sementes são vendidas em home certers, gardens certer e facilmente adquiridas pela internet.
Posso plantar no vaso ou planto no chão?
Por ser uma planta de cultivo fácil, ela pode ser plantada em vasos, jardineiras e no solo . Antes de tudo, o mais importante é prestar especial atenção no tamanho do recipiente. Vasos muito pequenos não são indicados, pois o volume de terra disponível influencia diretamente no desenvolvimento da planta e na manutenção. Um vaso pequeno requer irrigação mais constante
Pode ser cultivado em canteiros, no solo ou em vasos. Quando cultivados no solo, importante que o canteiro seja elevado para ajudar na drenagem e evitar solos encharcados. Já no vaso, quanto maior o vaso mais fácil o cultivo, o maior volume de terra vai facilitar a manutenção e aumentar o intervalo das regas.
Coloco meu alecrim no sol ou na sombra? da para deixa-lo dentro de casa?
Deve ser cultivado em local bastante iluminado, tomando pelo menos 4 horas de sol pleno, de preferência o sol da manhã. Assim, não é muito aconselhável cultiva-lo dentro de casa, a menos que seja no beiral de uma janela.
Planto minha muda no barro ou na terra preta?
O ideal é plantar na terra preta adubada, que pode ser facilmente adquirida em qualquer garden certer ou chácara de planta. O mais importante é ficar atento na drenagem. O alecrim não tolera solos encharcados, portanto deve se prestar muita atenção na drenagem quando for cultiva-lo em vasos. É preferível inclusive que faça furos extras nos vasos para melhorar o escoamento de água.
Quantas vezes molho o meu pé de alecrim?
Em regra as regas são moderadas, o suficiente para umedecer a terra sem criar poças ou encharcar. Lembrando que o intervalo vai depender muito do tamanho do seu vaso, estação do ano, exposição ao vento e diversos outros fatores. O mais confiável é verificar se a terra esta seca ou umida com os dedos.
Alecrim da flor?
Sim, inclusive é uma flor muito bonita e ornamental. Atrai diversos insetos, principalmente abelhas, permitindo que elas produzam um mel de excelente qualidade.
Consigo cultivar alecrim na minha região?
Seu originário é o mediterrânico, mas se adapta muito bem ao clima tropical e subtropical. Portanto, pode ser cultivado praticamente em todas as regiões do Brasil. Somente não tolera climas muito extremos como muito frio ou calor.
Como faço mudas de alecrim?
A melhor forma de fazer mudar de alecrim é através de estaquia ou mergulhia. As sementes não possuem uma taxa de germinação muito boa, além de você ter que esperar a planta completar seu ciclo de vida e florescer.