Alpinia vermelha – Alpinia purpurata

Nome: Alpínia, Gengibre vermelho
Nome Científico: Alpinia purpurata
Origem: Ásia e Oceania.
Uso paisagístico: Sim, forma touceiras densas ótimas para canteiros.
Flor: Sim, são pequenas e discretas, o que chama atenção pelo vermelho intenso são as brácteas.
Fruto: Não.
Perfume: Sim, perfume característico de helicônias.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, desde que grandes. Mas vai melhor em canteiros.
Luminosidade: Sol Parcial – Sol, depende da região.
Solo: Rico em matéria orgânica e levemente úmido.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com matéria orgânica.
Velocidade de crescimento: Rápido e vigoroso.
Altura Máxima: No chão pode alcançar 1,5 m. Em vasos, altura fica limitada ao tamanho do vaso.
Propagação: Mudas que se formam nas brácteas ou por divisão das touceiras.
Rega: Moderada, observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
Clima: Subtropical e tropical.
Temperatura ideal: 20º – 35º, não tolera frio.
Umidade: Alta, 60% – 80%.
Toxidade: Não, pode ser consumido.
Ciclo de vida:
Longo.

Com visual extremamente exótico, a alpínia é a combinação perfeita para criar um estilo tropical no seu jardim.

Como cultivar alpínia

O primeiro passo é escolher o local certo. Uma área de sol parcial e bem ventilada, regiões com umidade relativa do ar alta levam vantagem. Já o solo precisa ser enriquecido com material orgânico que pode ser esterco animal, húmus ou composto vegetal. Também é necessária arar bastante o solo para descompacta-lo, pois a alpinia possuí o caule subterrâneo (rizoma) e não vai desenvolver bem um solos compactados. Depois é só plantar e curtir sua muda crescendo.

Bastante rústica, ela precisa de pouca manutenção, apenas poda de limpeza: retirada de folhas e flores secas e doentes.
Pode ser cultivada no sol pleno, mas também aceita o cultivo em meia-sombra. Gosta de solo sempre úmido, mas não encharcado, e não é resistente ao frio.

Como utilizar alpínia no paisagismo?

Primeiro é preciso fazer uma reflexão sobre o estilo de jardim escolhido. Caso seja um jardim com estilo tropical, uma inspiração na brilhante obra do mestre Roberto Burle Marx, ou até um jardim contemporâneo. Tudo bem, não poderia ter escolhido uma espécie mais adequada, falta agora somente verificar se o local e o clima são adequados também.

A alpínia forma touceiras densas, ótimas para o uso em canteiros, geralmente como elementos de fundo. Podem ser utilizadas como bordaduras de muros para quebrar um pouco a monotonia da alvenaria, também pode ser usada como cerca viva, se tiver bastante espaço disponível.

A flor também é muito utilizada como flor de corte, pode ser cortada com uma faca ou tesoura bem afiada, e colocada em um recipiente com água, vai embelezar sua casa com aquele ar tropical por pelo menos uma semana.

Jardim espetacular com gengibre vermelho, alpinia purpurata

Posso plantar alpínia em vasos?

Pode, porém não é muito aconselhável. Por ter um caule subterrâneo que cresce horizontalmente ela precisa de muito espaço.

Como assim? Esse belíssimo espigão vermelho intenso não é a flor?

Exatamente, mas calma, vamos explicar. Fisiologicamente, as flores são o mecanismos de reprodução da planta e possuem diversas classificações, que não são importantes nesse momento. Já as brácteas são estruturas presentes em algumas classes de plantas (angiospermas) que tem a função original de proteger as flores em desenvolvimento. Assim, se você olhar bem de perto vai ver a flor da alpínia. De qualquer forma, o importante é que a planta inteira é uma explosão de beleza tropical.

bela flor da planta gengibre vermelho - alpinia purpurata

Como fazer mudas de alpínia?

As mudas são obtidas basicamente de duas formas. Por divisão dos rizomas, que são caules horizontais que, nesse caso, crescem em baixo da terra é só dividir conforme a foto abaixo e plantas em um novo lugar. Importante tirar todas as folhas da nova muda.

raiz gengibre vermelho - alpinia purpurata - rizoma

Ou pelas mudinhas que nascem na flor por entre as brácteas, conforme na foto abaixo. Para facilitar o plantio, pode cortar o espigão inteiro e transplanta-lo em um vaso ou no chão. também é possível retirar as mudinhas uma por uma, porém as chances de pegar são menores.

Cuidado para não retirar as mudinhas antes da hora, espere crescer bastante, no ponto próximo das brácteas não aguentarem mais o peso.

linda planta Gengibre Vermelho - Projeto Jardinando

Alpínia da flor quantas vezes por ano?

Nas regiões de clima tropical, praticamente o ano inteiro, com maior intensidade na primavera e verão.

Quero plantar na minha casa, como faço?

A melhor forma de começar é comprar mudas com aproximadamente 50 cm. Como elas crescem muito rápido, dentro de alguns meses você mesmo vai fazer suas próprias mudas com o que já aprendeu sobre essa magnífica planta. As mudas podem ser adquiridas em gardens center, chácaras de plantas ou produtores de flores em centrais de abastecimentos. Lembrando que é importante sempre comprar plantas em lugares de confiança, afinal, não queremos levar para casa pragas e doenças, ou até mesmo a espécie errada.

Horto com gengibre vermelho