Vitória-régia – Victoria amazonica

A vitória-régia é uma planta aquática que possui folhas muito grandes (até 2,5m de diâmetro) com bordas de até 10cm de altura, que flutuam na superfície da água. Nativa das águas rasas da bacia do rio amazonas, a planta é o maior nenúfar do mundo e seu nome é em homenagem a rainha Victória.

O maior nenúfar do mundo, suas folhas aguentam até 40kg. Sua estrutura é uma verdadeira obra de engenharia da natureza

  • Nome: Vitória-régia, Aguapé-assú, Cará-d’água, Forno-d’água, Forno-de-jaçanã, Jaçanã, Milho-d’água, Nanpé, Rainha-dos-lagos, Rainha-dos-nenúfares, forno-de-jacaré
  • Nome Científico: Victoria amazonica
  • Origem: Amazônia
  • Luminosidade: Sol pleno
  • Propagação: Semente ou divisão de rizomas
  • Clima: Tropicao e equatorial
  • Temperatura ideal: Água entre 28°C a 32°C
  • Ciclo de vida: Perene

Como cultivar

As sementes, que são do tamanho de ervilhas, germinam quando colocados em água em torno de (28 a 30°C) e as mudas se desenvolvem nas semanas seguinte.

A muda deve ser plantada em local com água em temperatura entre 28°C e 32°C. Nas condições ideais de solo e água rapidamente a planta pega.

A planta também pode ser multiplicada através da divisão dos rizomas.

Características

Folha

A folha da vitória-régia possui a forma de um grande circulo que pode chegar a 2,5m e bordas levantadas que podem alcançar 10cm, por baixo, o que mantém a folha flutuando, um sistema estrutural com enormes veias de ar que aumentam a flutuabilidade e resistência.

A planta consegue manter flutuando um peso de até 40kg, desde que bem distribuídos. As estruturas das folhas são como cantiléveres, vigas verdes que se erguem do centro para as extremidades com nervuras intermediárias, uma verdadeira obra de engenharia da natureza.

Caule

Ao contrario do que muitos podem imaginar, a vitória régia não fica flutuando solta, ela possui um caule que pode alcançar até 8 metros de comprimento que vai até o fundo onde possui uma raiz. Como podemos ver na imagem abaixo, o caule é repleto de espinhos de modo a afastar os predadores, visto que, a planta é comestível.

caule da vitória-régia

Flor da vitória-régia

As flores surgem brancas e desabrocham a noite e, sua fragrância, atrai os besouros polinizadores(Cyclocefalo casteneaea), que a adentram ficando presos.

Após a polinização, a flor vai mudando a tonalidade até atingir o rosa escuro, a flor vai para dentro do lago e começa a se formar o fruto, amadurecendo em 6 semanas. As sementes produzidas no fruto são comestíveis, ao aquecer se produz pipoca.

Assim como nas folhas, o caule das flores possuem espinhos que a protegem dos predadores.

Vitória régia e sua flor

Porque vitória-régia?

Após uma expedição inglesa a Amazônia levar as sementes para o Jardim do Palácio na Inglaterra, foi dado o nome Vitória-régia em homenagem a rainha Vitória. A palavra régia é uma variante da palavra Regina que, no latim significa rainha.

Pode comer a vitória-régia?

A vitória-régia é uma PANC(Planta alimentícia não convencional), o rizoma da planta é rico em amido e em sais minerais, sendo consumida pelos indios. Além disso,a flor é comestível, a semente(vira pipoca quando estoura) e o talo da folha usado como aspargo ou palmito.