Nome: Vinagreira roxa / Azedinha / Hibisco
Nome Científico: Hibiscus acetosella
Origem: África
Uso paisagístico: Sim, forma belíssimos maciços de coloração vinho intenso.
Flor: Sim, grandes e belas flores vermelhas
Comestível: Sim, todas as partes da planta são comestíveis.
Fruto: Sim, Pode ser usado para fazer doce, sucos e principalmente chás
Perfume: Não.
Luminosidade: Sol pleno ou sombra parcial.
Solo: Fértil, muito bem drenado.
Adubação: Pode ser feita mensalmente.
Velocidade de crescimento: Extremamente rápida.
Altura Máxima: Plantada no chão, pode atingir até 3m.
Propagação: Multiplica-se muito fácil, tanto por sementes como por estacas.
Rega: Regas moderadas.
Clima: Subtropical e tropical.
Temperatura ideal: 35º
Umidade ideal: 60% – 80%.
Toxidade: Não
Uma excelente escolha paisagística e gastronômica. A vinagreira vai surpreender você com um roxo intenso.
A vinagreira roxa é um belíssima planta para ser utilizado no seu jardim. As suas folhas e flores de coloração roxa intensa, vão render um contraste fantástico em relação as suas outras plantas. E você ainda leve um bônus, pois a planta é totalmente comestível. Exatamente isso que você leu, as folhas rendem uma salada sensacional, os frutos e cálices produzem chás, geleias e uma infinidades de receitas.
No campo paisagístico, a planta forma um arbusto bem denso com caule semi-lenhoso, que pode ser facilmente cortado com uma tesoura de poda ou faca. O crescimento da planta é muito rápido e vigoroso. Você fica uma semana sem vê-la e quando olha para ela leva um susto, já esta gigante.
Cultivando vinagreira roxa
A planta é extremamente fácil de cuidar, pode ser cultivada sob sol pleno desde que não pegue o dia inteiro de sol. Também se adapta bem a lugares de sombra parcial.
O solo pode ser enriquecido com matéria orgânica como esterco bem curtido ou compostos orgânicos e deve ser bem drenado. A vinagreira não tolera solos encharcados.
Como faço mudas?
A reprodução é feita por sementes que germinam com grande facilidade ou por estacas que podem ser cortadas com 30 cm e colocadas na agua até enraizar. Lembrando que a ultima estaca do ápice da planta sempre é a melhor, ela vai gerar bem mais raízes que as outras.
Como posso utiliza-la de forma paisagística?
A vinagreira roxa pode ser usada como plano de fundo em composições, como cerca-viva ou como grandes maciços. É uma ótima opção para fazer um contraste com o gramado ou com outras forrações de coloração verde.
Também pode ser cultivada em vasos, apesar do seu crescimento vigoroso, é possível manter o tamanho sob controle.
Posso cultivar em vasos?
Pode sim, atentar somente para fazer uma boa drenagem e utilizar um vaso grande, com pelo menos 40 cm de altura. Assim, a sua vinagreira vai ter bastante solo para se desenvolver.
Vinagreira roxa faz bem para saúde?
Como mencionado anteriormente, além de enfeitar o seu jardim e dar aquele toque especial na sua salada, essa maravilhosa planta tem propriedades anti-oxidantes, é diurética e ainda ajuda a reduzir a pressão arterial. Mas cuidado! Sempre consulte um especialista antes de consumir qualquer planta, certifique-se que é a espécie certa e nada de exagerar.