Tumbérgia Azul – Thunbergia grandiflora

Nome: Tumbérgia Azul
Nome Científico: Thunbergia grandiflora 
Origem: Ásia – Índia
Uso paisagístico: Sim. É uma excelente trepadeira para pergolados, treliças e muros. Com aspecto rústico e crescimento vigoroso, é muito utilizada no paisagismo. Por crescer rápido, é uma das melhores espécies para cobrir áreas grandes.
Flor: Sim. Flores lindas que vão enfeitar seu jardim durante o ano todo. São azuis, com centro branco. Mas também existem espécies brancas.
Fruto comestível: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Muito fácil de cultivar. Muito resistente a pragas e doenças, crescimento rápido e bem pouco exigente quanto a adubação, irrigação e manutenção. Pode ser cultivada em vasos, jardineiras e canteiros.
Luminosidade: Sol pleno. Também vai bem na meia-sombra nas regiões mais quentes do Brasil, porém se desenvolve melhor e floresce mais no sol.
Solo: Aprecia solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Quando cultivada em vasos, dar preferência a vasos maiores.
Adubação: Não é muito exigente, porém manter o solo bem adubado vai potencializar o crescimento da sua planta. Pode utilizar estercos bem curtidos, humus de minhoca, farinhas entre outros adubos orgânicos. Também pode acrescentar NPK 10-10-10 mensalmente.
Velocidade de crescimento: Rápido. A Tumbérgia cresce muito rápido, é importante até não deixa-la sair do controle.
Altura Máxima: Por ser uma trepadeira, não tem uma altura máxima.
Propagação: Sementes ou estaquia.
Rega: Se for cultivada em vasos, demandará regas 3 vezes por semana, dependendo da estação do ano e região do Brasil. Quando cultivada no solo, depois de estabelecida, ela demanda muito menos rega.
Clima: Tropical e Subtropical.
Temperatura ideal: 28º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Perene/Longo.

Linda, resistente e de fácil cultivo. A Tumbérgia é uma ótima opção para muros, cercas, pergolados e treliças de sol pleno.

A Tumbérgia azul é uma trepadeira tropical com flores roxas exuberantes. Elas são trepadeiras super vigorosas que crescem subindo em tudo. Quando não encontram nada para se apoiar, seguem rastejando pelo chão. Nos meses mais quentes do ano (primavera/verão) esse desenvolvimento é ainda maior. 

Flor da tumbérgia azul. Thunbergia grandiflora

Como cuidar da Tumbérgia Azul

A Tumbérgia é muito fácil de cultivar. Primeiro, escolha um local bem iluminado que pegue sol pleno durante algumas horas do dia. Se for cultiva-la em vasos ou jardineiras, escolha os maiores possíveis.

No vaso, sua Tumbérgia vai exigir um pouco mais de atenção. Será preciso regar com mais regularidade. No solo essa exigência de rega vai ser menor.

O único trabalho que a Tumbérgia vai dar, é guiar o seu crescimento. Como ela cresce rápido, você vai estar sempre precisando amarra-la ou entrelaça-la no seu suporte. Que pode ser uma treliça, uma grade de muro, um pergolado ou qualquer outro suporte.

Iluminação

A Tumbérgia é uma trepadeira de sol pleno, e isso é fundamental para sua floração. Assim como um solo rico em matéria orgânica e bem adubado.

Quando cultivada na sombra, ela floresce muito pouco.

Solo

O ideal é um solo levemente úmido e muito bem drenado. Solos encharcados podem ser a porta de entrada de várias doenças na raiz da sua planta.

Adubação

Nos meses mais quentes (primavera/verão), pode intensificar mais a adubação. Estercos bem curtidos, farinhas e humus de minhoca sempre são bem vindos. Os adubos químicos como NPK 10.10.10 também podem ser utilizados, mas cuidado para não exagerar na dose.

Rega da tumbérgia

Ao cultivar sua Tumbérgia em vasos, você vai precisar rega-las com mais frequência. De preferência, escolha vasos bem grandes. Nos meses mais quentes, intensifique ainda mais as regas.

Enquanto são mudinhas, você deve regar constantemente sua Russelia. Principalmente se for verão. Depois de estabelecida, ela é bem resistente a seca.

Quando plantada em vasos, vai precisar molhar regularmente. Em regra, 3 vezes por semana. Porém, sua planta pode exigir mais água dependendo das condições do local.

Umas dica muito boa, é manter uma cobertura morta com as próprias folhas da Tumbérgia em cima da terra do vaso, isso vai retardar a evaporação da água da terra do vaso.

Propagação da Tumbérgia

A propagação da Tumbérgia pode ser feita por estaquia ou por sementes. Na primeira técnica, corte estacas com 15 cm e espete em um recipiente com solo bem drenado e mantenha sempre úmido. Escolha um lugar bem iluminado para deixar sua nova muda e regue com frequência.

As sementes se formam após a floração. Sua taxa de germinação é baixa. Portanto, é mais indicado e rápido o uso da primeira técnica de reprodução.

Como plantar a tumbérgia azul em muros

Forneça um suporte estrutural robusto para sua Tumbérgia, pois ela vai crescer bastante e ficar bem pesada. Pode ser uma cerca, caramanchão, treliça ou pérgula. 

Para guia-la, enrole ou prenda com cuidado as vinhas e gavinhas (que são os ramos mais novos da planta) ao redor dos suportes e a planta continuará a subir. 

Quando não é fornecida uma estrutura para se agarrar à planta, ela começa a pender, crescendo no sentido do chão.

Fixação de trepadeira com cabo de aço

Usos da Tumbérgia no paisagismo

A Tumbérgia cresce bem rápido, consegue fechar uma treliça, pérgula ou cerca com facilidade. Nas regiões mais quentes do Brasil, ela cresce mais rápido ainda. Por isso, ela é ótima para cobrir área grandes, como esse muro de contenção no foto abaixo. Repare que há uma treliça com cabo de aços para guia-la no muro.

Tumbérgia azul em muro de contenção

A tumbérgia também é ótima para cobrir cercas de arame ou grades de ferro.