Ninféia – Nenufar – Nymphaea

Nome: Ninféia, Nenúfar
Nome Científico: Nymphaea 
Origem: Ásia, Austrália, América do Norte
Uso paisagístico: Sim. Utilizado em lagos e espelhos d’água
Flor: Belíssimas e aparecem no verão. Nenúfar: azul, roxo, amarelo, vermelho, branco, rosa, laranja;
Perfume: Sim
Luminosidade: Sol pleno
Solo: Com baixo teor de matéria orgânica e sem compostagem.
Adubação: Não.
Fertilização: Bola de Fertilizante de liberação lenta
Velocidade de crescimento: Rápida.
Altura Máxima: 7 a 15 cm de altura e 10 a 20cm de largura
Propagação: Semente e divisão de rizoma.
Temperatura ideal da água: 21ºC
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Longo / perene.

As ninféias são plantas únicas, joias dentre as aquáticas. Simbólicas e imortalizadas na arte e na religião, são muito celebradas por sua beleza. São fáceis de cultivar e nos recompensam com belíssimas flores perfumadas. Possuem crescimento rápido e precisam de muito calor e sol para florescer.

Ninféia ou nenufar é o nome dado a plantas aquáticas do genero Nymphaea.

Confira nesse artigo, informações sobre esse belíssima planta!

As ninféias são plantas únicas, joias dentre as aquáticas. Celebradas por sua beleza, podem ser o toque final em um espelho d’água.
Ninféia lilás nenufar roxo
Foto de Skyler Ewing no Pexels

Como cuidar e cultivar a Ninféia

No geral, a maioria das ninféias são cultivadas ao ar livre, apesar disso é possivel o cultivo dessas plantas em vasos dentro de casa. O segredo? Forneça muita luz e água em quantidade suficiente.

Plante as ninféias em recipientes apropriados para plantas aquáticas Forre as cestas com estopa, tecido ou papel de jornal para que a terra não caia pelas rachaduras do vaso de aquáticas.

Iluminação

A ninféia, deve receber pelo menos quatro horas de sol ainda que é desejavel 6 horas ou mais. Alguns Nenufares não florescem a menos que recebam pelo menos 6 horas de luz solar diariamente

Solo

O solo deve ser livre de herbicidas ou pesticidas, livre de elementos que possam flutuar. É preferível vasos mais largos do que vasos fundos, já que, os rizomas da planta se espalham pela superfície do solo.

O substrato, deve-se usar solo com baixo teor de matéria orgânica e sem compostagem pois, tais solos poluirão a sua água.

Após o plantio no vaso, sobre o solo adicione uma camada de cascalho que vai evitar o solo de se desprender.

Água

Atente para um equilíbrio entre as plantas e a área de superfície do tanque, as plantas devem cobrir no máximo aproximadamente 65% da superfície da água. O PH da água deve estar entre 6,5 a 8.

A profundidade da planta aquática é outro ponto de atenção. Inicialmente ao plantar, coloque o vaso logo abaixo da superfície da água e abaixe gradualmente conforme o crescimento da planta. Assim que a planta já estiver estabelecida o vaso poderá permanecer na profundidade desejada.

Temperatura da água

A temperatura da água durante o plantio deve ser de cerca de 21ºC

Fertilizante para a ninféia

Fertilize suas plantas com comprimidos que você pressiona no solo ao redor da planta. Não fertilize diretamente na água, pois você mudará o pH da água e prejudicará plantas e peixes. Fertilize as plantas uma vez por mês. Os nenúfares tropicais se alimentam muito e devem ser fertilizados generosamente durante a estação de crescimento.

Provavelmente, a coisa mais importante que você precisa fazer para ter um crescimento saudável é adicionar uma bola de fertilizante de liberação lenta. Isso fornece nutrientes essenciais e muitos nenúfares não crescem sem eles.

Eles devem ser empurrados para o solo próximo à planta.

Ninféia rosa, nenufar rosa
Foto de Susanne Jutzeler no Pexels

Propagação da ninféia

As ninféias possuem dois métodos de reprodução: Reprodução por sementes e reprodução vegetativa.

Quanto floresce, no primeiro dia produz um líquido doce e perfumado que atrai insetos como as abelhas necessárias para a polinização. Sua flor dura apenas entre 3 e 4 dias.

Quando os insetos atraidos pelo perfume da flor encontram outras flores de ninféia, o polém sai de seus corpos e fertiliza o estigma(orgão reprodutor feminino).

Após os 3-4 dias, a flor irá começar a retroceder sob a água e até 2000 sementes começarão a ser produzidas dentro das planta durante as próximas semanas.

As sementes após sua liberação na água, flutuam na superfície e são transportadas para diferentes locais até que afundem e encontrem o substrato onde a novas plantas se formarão.

Outro método reprodutivo da ninféia é a propagação via reprodução vegetativa (divisão de rizoma) que, é o método mais fácil.

A planta produzirá seus própros rizomas, que, essencialmente são clones da planta-mãe e podem ser separado pela divisão de rizoma.

As plantas filhas, separadas pela divisão do rizoma, podem ser transplantadas paara seus próprios vasos com substrato e fertilizantes de liberação lenta para ajudar no crescimento

ATENÇÃO: Na natureza, algumas plantas aquáticas podem ser invasivas e competir com as plantas nativa.  Mantenha as plantas aquáticas contidas em lagos e vasos. 

Fonte: thespruce
Imagem em destaque: Foto de Skyler Ewing no Pexels