Como cuidar da Jasmim manga – Plumeria rubra

Nome: Jasmim-manga / Árvore-pagode / Frangipane / Jasmim-de-caiena / Jasmim-de-são-josé / Jasmim-do-pará / Plumélia
Nome Científico: Plumeria rubra
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Uso paisagístico: Sim, é uma das árvores de pequeno mais usadas nas composições paisagísticas tropicais.
Flor: Sim, formam lindos cachos das mais variadas cores.
Fruto: Não.
Perfume: Sim, na floração apresenta um perfume bem forte
Cultivo: Fácil, pode ser até em grandes vasos.
Luminosidade: Sol Pleno.
Solo: Fértil e muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10 ou adubos orgânicos como esterco.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Altura Máxima: No chão pode alcançar 6 m. Em vasos, altura fica limitada ao tamanho do vaso.
Propagação: Estaquia ou alporque.
Rega: Moderada, observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
Clima: Tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 30º, não tolera frio e geadas.
Umidade ideal: 60% – 80%.
Toxidade: Sim, a seiva leitosa é tóxica se consumida
Ciclo de vida: Longo.

Conheça a beleza exótica e tropical desta pequena e notável árvore.

Características do Jasmim-manga

O Jasmim-manga é uma pequena e encantadora árvore nativa aqui da América do Sul. Com uma aparência tropical e uma inflorescência incrível, essa árvore dificilmente vai passar desapercebida.

Seu caule e ramos apresentam uma forma bem robusta, entretanto sem bem frágeis e fáceis de podar. Também possuem uma seiva branca leitosa que não pode ser ingerida, é claro, e também evitar contato com as mucosas, principalmente olhos.

As folhas são grandes largas e brilhantes, elas caem no outono/inverno e deixam a árvore completamente “pelada”.

Já as flores são um show a parte. Eles começam a aparecer na primavera e vão até o verão, junto com as novas folhas também. Elas formam lindos cachos que podem ser brancos, amarelos, laranjas, rosas, salmão e vinho. Sem falar no agradável perfume.

Usos paisagísticos do Jasmim manga

O Jasmim-manga pode ser utilizado no solo como uma árvore de pequeno porte ou em vasos grandes, fica lindo e dar um ar tropical a qualquer ambiente. Além do perfume de suas flores serem divinos, você ainda pode escolher a cor da flor que combinam com seu ambiente.

Paisagismo com uso de jasmim manga

O Jasmim-manga também pode servir como ponto focal no seu jardim. Ou seja, como o destaque, como o protagonista, principalmente se o seu jardim tiver uma pegada tropical. Por ter um porte final próximo de 6m, planeje bem aonde vai plantar sua muda, também leve em conta que para apreciar toda beleza de uma planta desse porte você precisa observa-la de longe.

Também pode ser utilizado para arborização, ou seja, aquela árvore que vai na calçada. Mas lembre-se sempre de consulta a legislação municipal antes de plantar, existem várias regras para plantar árvores na calçada.

Quantas cores tem?

São várias cores, vamos colocar aqui somente as principais. Até porque, com as hibridações, cada vez surgem mais espécies novas.

Flores do Jasmim Manga

Como plantar e cultivar o Jasmim-manga

Por ser nativo aqui da América do Sul, o Jasmim-manga gosta muito de um clima tropical, ou seja, quente e úmido. Cultiva-lo aqui no norte, nordeste e sudeste do Brasil vai ser moleza.

Mas vamos as dicas técnicas, primeiro utilizar um solo bem fértil, pode ser enriquecido com matéria orgânica, e plantar a árvore em um lugar que não encharque. Apesar de gostar de um solo levemente úmido, se acumular muita água vai acabar matando as raízes. Se for plantar em um vaso, faça uma boa drenagem para não acumular água.

Escolha um lugar de sol pleno. Evite ao máximo áreas sombreadas. No vaso, você até pode deixa-lo em um local de sol parcial.

Não se assuste no outono/inverno quando todas as folhas caírem. É assim mesmo, sua planta não está doente, é um processo fisiológico natural.

Jasmim manga

Regas

O Jasmim-manga não se da muito bem com solos encharcados, então pense bem aonde vai planta-lo. No início, enquanto ainda é muda, vai demandar regas regulares, 2 a 3 vezes por semana. Depois que o Jasmim-manga virar uma árvore de pequeno porte, a partir de uns 3 metros, já não é mais necessário. Claro que ajuda em uma estiagem muito grande, mas sua planta não vai morrer se você esquecer de rega-la.

Adubação

O jasmim-manga aprecia muito solos férteis. Então, pode utilizar compostos orgânicos, estercos, húmos de minhoco entre outros durante todo o ano a cada 3 meses. Adubos minerais também podem ser utilizados, porém são indicados para os meses mais quentes do ano (primavera/verão). Quando a planta volta a soltar folhas e floresce.

Manutenção do Jasmim-manga

Durante todo o ano devemos fazer aquela pode de manutenção removendo galhos indesejados e secos. Mas cuidado para não exagerar, pois as folhas nascem nas extremidades dos galhos. Uma poda mal calculada pode deixar o Jasmim-manga sem florescer na primavera/verão.

Podas estruturais e transplantes podem ser realizados no inverno, enquanto a planta ainda esta sem folhas.

Meu Jasmim-manga está cheio de lagartas! e agora?

A lagarta Pseudosphinx tetrio, que também é conhecida como lagarta do Jasmim-manga é a principal praga que acomete essa planta. Elas adoram comer as folhas da planta e se deleitam como em um banquete. Aparentemente, parece que a lagarta vai comer a árvore inteira e não vai sobrar mais nada. Mas calma, não se preocupe, não se esquece que a natureza é um equilíbrio perfeito, nós humanos que muitas vezes a atrapalhamos.

Vamos entender o que acontece no ecossistema. Como você aprendeu anteriormente, o Jasmim-manga perde todas as folhas no outono/inverno, é o que chamamos tecnicamente de folhas caducas ou caducifólias. Em regra, isso é uma estratégia adaptativa da planta para encarar as estações mais frias (inverno) e mais secas (outuno). Ela perde todas as folhas e hiberna, como se entrasse em “stand-by”, como um urso polar. Pois bem, as lagartas quando comem todas as folhas do Jasmim-manga, antes do outono, na verdade estão ajudando a planta. Dessa forma a planta consegue entrar em hibernação antes e economizar mais energia e dar uma florada muito mais bela assim que começar a primavera!

Lagarta no jasmim manga

Observe também que as lagartas comem somente as folhas, sem gerar nenhuma outro dano nos galhos e estruturas da planta. É uma remoção precisa e cirúrgica.

Assim, se as lagartas não oferecem risco para sua família ou animais domésticos, deixe elas lá! Assim que acabarem as folhas elas somem. Mas se o jardim é pequeno, ou tem crianças pequenas ou animais, então é melhor remover a maioria, todas também é muito difícil, porque a mariposa que põe os ovos não dá trégua. Mas tome cuidado, porque elas mordem que é uma maravilha.

Mariposa no jasmim manga

E importante também! Se as lagartas, por algum desequilíbrio no ecossistema, atacarem na primavera temos que remove-las, pois nessa época elas podem prejudicar a planta.

Doenças do Jasmim-manga

Por ser nativo não é muito comum o surgimento de doenças, porém a ferrugem causada por um fungo pode dar as caras. Nesse caso, aumente a manutenção como retirada de folhas e galhos mortos e utiliza um fungicida para jardinagem amadora na planta.

Como fazer mudas de Jasmim-manga

Você pode fazer mudas através de sementes, alporquia e estaquia. Vamos ficar com o último que é o mais fácil e como o Jasmim-manga vinga fácil, vai dar certo na sua casa.

Primeiro cortamos um pedaço do caule com aproximadamente 20 cm, depois deixamos secar por alguns dias até toda seiva branca escorrer e o galho secar. Utiliza uma tesoura de poda bem afiada para fazer um corte limpo, sem triturar ou mastigar o caule. Lembrando também que o segmento final do galho é o que tem maior potencial para gerar raízes e vingar.

Com o galho já sem nenhum sinal de seiva, posicione dentro de um recipiente com aproximadamente 3 a 5 cm submergido na água e mantenha até que ele enraíze. Usar areia lavada é muito útil para manter o galho em pé no recipiente. Realize a troca da água quando está começar a apresentar mal cheiro. Lembre-se também do sentido que você cortou o galho. A parte mais próxima da raiz na planta mãe que vai na água.

Toxicidade, tenha cuidado com a seiva do Jasmim-manga

Em regra, todas as partes da planta são tóxicas, principalmente a seiva que é branca e pegajosa. Mas não precisa ficar com medo, só é tóxico se ingerido ou pegar na vista. Ainda assim, só oferece risco grave se for ingerido em grandes quantidades, o que é muito, muito difícil.

Apenas fica atento com animais doméstico, principalmente filhotes e utilize luvas e óculos de proteção quando for fazer alguma manutenção.