Nome: Jade Vermelha / Trepadeira-jade-vermelha / Mucuna / Flama-da-Floresta / Trepadeira-da-nova-guiné
Nome Científico: Mucuna bennettii
Origem: Nova Guiné – Oceania
Uso paisagístico: Sim, é uma trepadeira vigorosa que além de fornecer uma boa sombra, nos contempla com uma inflorescência sem igual
Flor: Sim, é uma das flores mais bonitas da natureza. Um grande cacho pendente de flor com uma tonalidade vermelho-alaranjada intensa.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, depois de estabelecida, não exige maiores cuidados.
Luminosidade: sol pleno ou sol parcial, com muito luminosidade natural.
Solo: Fértil, muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 4-14-8.
Velocidade de crescimento: Médio.
Altura Máxima: até 10 metros.
Propagação: Alporque é a melhor técnica.
Rega: Moderada, cuidado que o excesso de água é a principal causa de perda da planta. Evitar de regar as folhas.
Clima: Por ser nativa de uma floresta quente e úmida, se adaptou muito bem ao clima tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 35º, não tolero frio extremo e geadas.
Umidade ideal: 50% – 80%.
Toxidade: Sim, se consumida.
Ciclo de vida: Longo.
Essa trepadeira originária da Nova Guiné produz umas das flores mais lindas e tropicais existentes na natureza.
Quando floresce a Jade Vermelha
As belíssimas flores da Jade surgem na primavera. Porém não é uma regra, podendo atrasar ou adiantar dependendo das condições climáticas da sua região.
Qual melhor adubo para Jade
A Jade curte solos bem férteis, com bastante matéria orgânica. Assim, podemos utilizar estercos bem curtidos, farinhas e adubo químico NPK 4-14-8. Mas cuidado para não exagerar!
O que fazer para a Jade florir
Geralmente a Jade floresce uma vez no ano, porém não é uma regra, podendo apresentar mais de uma inflorescência. Infelizmente, as lindas flores vermelhas não duram muito tempo, normalmente 3 semanas.
Como fazer muda de Jade vermelha
A jade-vermelha pode ser propagada por sementes, porém não é muito comum. A melhor maneira de propagação é por alporquia dos ramos.
Conhecendo essa maravilha tropical
Nativa das Filipinas, essa planta de rara beleza é muito utilizada nos pergolados e caramanchões. Além de fornecer uma ótima sombra, nos meses mais quentes do ano a Jade nos contempla com cachos cheios de longas inflorescências como o da foto abaixo.
Com uma coloração dessas, é claro que a flor atrai muitos beija-flores, borboletas e outros insetos.
A trepadeira pode ser cultiva a meia sombra ou sol pleno e por já ser nativa de outra floresta tropical, do outro lado do mundo, aprecia muito calor e umidade, não tolerando frio intenso e geadas.
Cultivo da Jade Vermelha
Depois de bem estabelecida a planta não precisa de muita manutenção. Trata-se de uma planta rústica e acostumado com calor e umidade típicos do litoral brasileiro. O solo ideal tem que ser rico em matéria orgânica, ter boa porosidade e permitir boa drenagem. A adubação pode ser realizada mensalmente com NPK 10-10-10 e com compostos orgânicos como esterco bem curtido ou humus de minhoca.
Para preencher um pergolado ou uma área grande é mais indicado planta-la no solo. Caso não seja possível, em um vaso bem grande, pois a planta conforme cresce forma um sistema de raízes bem robusto e com o tempo começa a formar tronco lenhoso na sua base.
Uso paisagístico da Jade Vermelha
O efeito paisagístico dessa planta é surpreendente, um caramanchão florido como o da foto abaixo no auge da floração, é uma vista que você jamais vai esquecer.
Já pensando na composição paisagística, é interessante combinar a Jade com plantas que florescem no outono e inverno, quando a trepadeira está sem flor. Também é interessante projetar um entorno para Jade semente com tons de verde, para não haver excesso de cor no espaço.