Heliconia collinsiana – Haste floral pendente

A Heliconia Collinsiana é nativa das florestas tropicais americanas. Assim como as outras primas da família (Heliconiaceae), esse linda planta nos contempla com uma das mais belas flores da natureza.

As flores lembram muito o bico de uma ave exótica. Possuem um valor ornamental fantástico. Não tem como não se encantar com sua floração super colorida. Além disso, a flores possuem um néctar ativo que atraí muitos beija-flores e outras aves também.

As folhas lembram um pouco uma bananeira, porém em tamanho reduzido. São herbáceas, ou seja, não possuem nenhum caule lenhoso. Gostam de viver na sombra, em locais bens umidos, porém com boa iluminação indireta e ventilação.

Flor de Heliconia collinsiana - haste floral pendente

Nome: Colesiana / Heliconia Collisiana / Heliconia Rauliniana
Nome Científico: Heliconia collinsiana
Origem: America do Sul
Uso paisagístico: Sim, sua flor é linda. Pode formar grandes maciços, pode formar canteiros junto a muros ou sombra de árvores. Sua flor pode ser cortada e utilizada em arranjos florai.
Flor: Sim, é sem dúvida uma das mais bonitas da natureza. São pendentes  com gomos vermelhos e amarelos lindos. Existem espécies com tons de rosa também.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, deve ser cultivada no solo. Não é muito indicado cultivo em vasos.
Luminosidade: Meia-sombra. Não toleram bem o sol pleno, principalmente nas regiões mais quentes do Brasil.
Solo: Fértil e levemente úmido, mas não pode ser encharcado.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com matéria orgânica (esterco, humus de minhoca, farinhas, compostagem etc.). Também pode acrescentar NPK 10-10-10, principalmente nos meses mais quentes, onde a planta cresce mais.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Altura Máxima: As folhas mais altas ficam geralmente com 3 metros.
Propagação: Divisão das touceiras (rizomas).
Rega: Abundante. Como são nativas de florestas tropicais, adoram água.
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 60% – 80%.
Toxidade: Somente se consumida
Ciclo de vida: Longo.

Um pouquinho da floresta tropical no seu jardim. A Heliconia Collinsiana vai levar toda beleza exótica da natureza para sua casa.

Conhecendo as Heliconias

Primeiro, vamos aprender um pouco sobre essa incrível família de plantas, as Heliconiaceae, que possuem mais de 200 espécies diferentes. Elas são nativas das florestas tropicais da América do Sul e América Central. Também são encontradas em algumas regiões tropicais do Pacífico. Então, já sabemos que elas adoram calor e umidade, as principais características desses biomas.

Flor de Heliconia collinsiana

A grande maioria das Heliconias crescem nas sombras das árvores de grande porte, bem no coração das florestas tropicais. Algumas vão gostar de mais de sol e outras menos, mas, basicamente, são todas de meia-sombra. As florestas tropicais também são extremamente úmidas, pois chove com muita frequência. Outra característica que as Heliconias adoram.

Já na parte fisiológica, percebemos logo de cara que as Heliconias tem um crescimento rápido e vigoroso. Assim como ela tem uma “batata” em baixo da terra. Bom, essa “batata” se chama rizoma, trata-se do caule da planta. Isso mesmo que você leu, essa planta tem um caule subterrâneo. É importante saber para entendermos porque não é muito viável cultiva-las em vasos. Esses caules se expandem na horizontal e vão lastrando sem parar soltando vários novos ramos.

Como cultivar a Heliconia Collinsiana

Depois de conhecer um pouco mais sobre a planta. Vamos aprender agora como cultiva-la. Primeiro, é importante escolher um lugar bem iluminado que não receba luz solar direta, principalmente nos horários mais quentes do dia. Se a sua região for quente (norte e nordeste, por exemplo), melhor deixar ela a meia-sombra. Se você morar em regiões de clima mais ameno (sul), pode abusar um pouquinho mais do sol.

O vento pode ser um problema porque ele rasga as folhas, o que retira um pouco da beleza do conjunto inteiro. Se for muito forte pode chegar quebrar os ramos também. Portanto, evite locais com ventos muito fortes.

Quanto às regas, essas plantas adoram água. Portanto, a rega pode ser abundante. Deve-se tomar cuidado somente para não encharcar o solo. Outro fator importante é a umidade. Como elas tem origem em florestas tropicais super úmidas, estão acostumadas com a umidade do ar altíssima. Logo, cultiva-las dentro de casa ou escritório não é muito indicado, porém não é impossível.

Como tirar mudas de Heliconia

As mudas são muito fáceis de fazer. É por divisão dos rizomas (aquelas batatas que tem em baixo da terra). Os rizomas são os caules horizontais que crescem em baixo da terra e vão se expandindo e soltando novos ramos para fora da terra.

Assim, basta você cavar com cuidado ao redor do rizoma, corta-lo com uma ferramenta bem afiada. Tirar ele da terra com cuidado e depois dividir em pedaços menores como o da foto abaixo.

Rizoma de Heliconia

Feito isso, basta planta-lo no novo canteiro.