Nome: Grama São Carlos
Nome Científico: Axonopus Compressus SP
Origem: Austrália
Uso paisagístico: Sim, possuí folhas largas, sem pelos, com um verde intenso.
Luminosidade: Sol pleno, porém tolera bem áreas semi-sombreadas.
Solo: Fértil, tolerância a encharcamento.
Adubação: Pode ser feita semestralmente.
Velocidade de crescimento: Média.
Poda: Deve ser realizada sempre que atingir 3 cm.
Resistência ao pisoteio: Média. A espécie são carlos plus acrescenta mais resistência ainda.
Propagação: Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.
Clima: Subtropical, tropical e temperado.
Temperatura ideal: 25º
Umidade ideal: 60% – 80%.
Com uma folha larga de coloração verde intensa, é a melhor espécie para solos encharcados e úmidos.
A grama São Carlos apresenta folhas largas e não possuí pelos. Assim é muito indicada para gramados recreativos. Seu destaque, além do seu belo verde intenso, fica por conto da alta resistência ao encharcamento e bom desenvolvimento em locais que não possuem boa drenagem, onde outros tipos de grama não se desenvolveriam.
A grama São Carlos da muita erva daninha?
O crescimento da grama São Carlos é bem agressivo, o que garante uma boa resistência a ervas daninhas. Normalmente a grama leva vantagem na competição por luz e nutrientes no solo.
Sombra ou sol?
A grama São Carlos deve ser plantada preferencialmente no sol, porém ela tolera áreas de meia-sombra.
Cuidados com a grama São Carlos
A Grama São Carlos exige um solo rico em matéria orgânica, com Ph entre 5.0 e 6.0, ou seja, levemente ácido. Se for plantada em solos muito pobres o desenvolvimento da grama fica prejudicado e começa a apresentar falhas, assim como sua capacidade de enraizamento diminui.
Aonde posso utilizar a grama são carlos?
De acordo com suas características, a grama são carlos tem uso paisagístico e recreativo. Portanto, pode ser usada em jardins residenciais, áreas comuns de condomínios, jardins comerciais e industriais, parques públicos e principalmente casas de campo. As suas folhas largas combinam perfeitamente com visual rústico do campo.
Qual melhor método de plantio em rolo, placas, plugs ou semente?
A forma mais comum de comercializar grama é em placas, geralmente medindo 0.40 cm x 0.62,5 cm, ou seja, 0.25 m2 ou (1/4 de metro quadrado). Esse método, quase sempre, é o melhor custo-benefício, já que você mesmo pode transportar em carros de passeio e plantar em casa sozinho.
Os plugs, assim como as sementes, são mais utilizados para repararem áreas mortas de algum gramado já estabelecido. Fazer um gramado do zero a partir de plugs ou sementes também é possível, porém exige muita manutenção, principalmente no combate as ervas daninhas que vão competir com a grama.
Como faço o plantio?
O plantio é simples e você pode fazer sozinho. Primeiro você precisa descompactar e aerar o solo, ou seja, revirar uma camada de 20 cm a 30 cm do local de plantio com um enxadão.
O segundo passo é limpar o solo, retirar tudo que vai prejudicar o desenvolvimento do gramado: Entulho, resíduos plásticos, vidro, galhos e principalmente ervas daninhas.
Terceiro passo, é preciso nivelar o solo. A tarefa pode ser feita com um ancinho ou enxada. Quanto mais nivelado ficar o local de plantio, mais bonito ficará o gramado depois de formado.
Por fim, realizar o plantio no local preparado. Se for em placas, basta acomoda-las de forma ordenada e alinhada no local preparado. Pressione as placas contra o solo para não ficar nenhum espaço vazio entre a placa e o solo, mas cuidado para não exagerar na força, é só para retirar os espaços vazios.
Para finalizar, promova uma boa regada da grama recém plantada. Nas primeiras semanas após o plantio a grama vai exigir uma irrigação constante, as vezes até duas vezes por dia. Mas depois que o sistemas de raízes do gramado estiver formado é mais profundo no solo, dificilmente vai precisar regar novamente.
Podemos ganhar comissão para compras usando nossos links.