Flor-de-maio – Schlumbergera truncata

Nome: Flor-de-Maio / Cacto-da-Páscoa / Cacto-de-Natal / Flor-de-Seda
Nome Científico: Schlumbergera truncata
Origem: Brasil – Região sudeste
Uso paisagístico: Sim, vai muito bem em vasos pendentes ou em jardins verticais
Flor: Sim, podem ser encontradas em diversas cores.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras, jardins verticais ou em árvores, sempre pendente.
Luminosidade: Sombra parcial, com muito luminosidade natural. Dependendo da época do ano e região pode ser sol pleno.
Solo: Fértil e muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Médio.
Altura Máxima: Por ser uma planta pendente. Assim que passa de 20 cm começa a cair.
Propagação: Estaquia, basta colocar pedaços da planta em solo úmido que enraíza fácil. Também pode ser por sementes.
Rega: Moderada, cuidado que o excesso de água é a principal causa de perda da planta.
Clima: Tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 20º, não tolero frio abaixo de 12º.
Umidade ideal: 40% – 60%.
Toxidade: Sim, se consumida.
Ciclo de vida: Longo.

A Flor-de-maio é um cacto incrível que, ao invés de espinhos, nos contempla com belíssimas flores!

Como cultivar flor-de-maio

O melhor lugar para cultivar sua Flor-de-maio é em vasos, jardineiras, cuias penduradas ou direto no tronco de árvores. Na natureza, ela vive como as orquídeas e bromélias, penduradas no tronco das árvores. Então, já percebemos que, apesar de ser muito bonita, não é uma plantas para ser cultivada como maciços em canteiros no solo.

Flor de maio rosa

Outra grande vantagem, é que as raízes da Flor-de-maio são bem pequenas, portanto você pode mantê-las em vasos pequenos. Outra dica importante é ter cuidado para manipular as mudinhas, pois um pequeno puxão errado pode arranca-la do solo.

Aonde deixar meu vasinho de Flor-de-maio

Sem dúvida, o melhor lugar para deixar o seu vasinho é no peitoril da janela ou pendurado na varanda. O ideal é um lugar com muita luz natural e bem ventilado. Pode até receber um pouco de sol direto, mas deve-se evitar as horas mais quentes do dia.

Flor de maio rosa em vaso

Durante o período de floração, geralmente entre o outono e o inverno, você pode deixar sua plantinha dentro de casa enfeitando sua sala. Afinal, de que adianta esperar o ano inteiro por uma belíssima flor, se ninguém vai vê-la.

Quantas cores de Flor-de-maio existem

Com a hibridação das espécies, existem muitas cores disponíveis no mercado. Vários tons de rosa, tons de laranja, amarelo claro, branca, vermelha e muito mais. Cada vez que vamos as chácaras e gardens centers somos surpreendidos com novas cores e texturas.

Flor de maio em vasos

Quando que a Flor-de-maio floresce?

Durante a maior parte do ano, a Flor-de-maio é uma planta super discreta, com seus ramos verde escuros ela solta no máximo novos brotos. Porém, em algum momento entre o outono e o inverno ela inicia seu processo de floração e somos contemplados com um belíssimo cacho de flores. Dependendo do tamanho da planta, a floração é um show a parte no seu jardim.

A planta utiliza tanta energia na floração que é normal após esta alguns ramos secarem ou murcharem. Mas fique tanquilo que a planta terá mais um ano para se recurepar e florescer de novo.

Flores vermelhas em vaso de cerâmica

Por que tem Flor-de-maio vendendo quase o ano inteiro com flor?

Provavelmente isso já aconteceu com você. Estudando pela internet em um determinado blog você aprende que aquela planta que você sempre sonhou ter em casa floresce no inverno. Pois bem, passeando no garden center próxima a sua casa no auge do verão você vê aquela mesma planta cheia de flor. A primeira coisa que você pensa é xingar o dono do blog e nunca mais entrar de novo.

Mas não faço isso, ele é apenas mais um trabalhador. Também não se sinta enganado, pois nesse caso quem está sendo enganado são as plantas. Exatamente isso, aquelas flores estão florescendo fora da época porque foram enganadas dentro de estufas climatizadas que era inverno em janeiro.

Atualmente, as plantas de maior viabilidade comercial, como Flor-de-maio por exemplo, são produzidas em estufas climatizadas e automatizadas. Assim é possível controlar todas as variáveis climáticas como temperatura e quantidade de luz que a planta recebe. Portanto, você consegue simular as condições ideais que levam a planta a florescer e ter praticamente uma produção em série durante todo ano.

Cuidade com excesso de água

O grande vilão da Flor-de-maio é o excesso de água. O principal sinal que você está regando muito sua plantinha é o apodrecimento da base, ou seja, do gomo mais próximo ao solo.

Adubação

Você pode utilizar adubo orgânico ou NPK 10-10-10 uma vez por mês. Após o período de floração, é inportante intensificar a adubação, pois a planta vai demandar muitos minerais para recuperar o esforço exigido pela floração abundante.