Se você quer começar a projetar o seu pequeno paraíso em casa, mas não tem muito tempo disponível, comece pela Espada-de-São-Jorge. Essa é a planta certa para você iniciar a sua fantástica aventura no mundo da jardinagem.
A Espada-de-São-Jorge é uma planta extremamente fácil de cultivar e muito resistente. Você só vai precisar escolher um local que pegue bastante luz natural, ou seja, perto de uma janela ou uma varanda, e pronto!
As regas são feitas geralmente 1 vez por semana, vai depender muito do tamanho do recipiente que você plantou e a manutenção. Já a manutenção é só limpar as folhas mortas, trocar de vaso quando ficar apertado e adubar de vez enquanto. Fácil né? Então vamos conhecer um pouco mais dessa fantástica planta.
Muito famosa pelo seu lado místico de proteger a casa do mau-olhado, a Espada-de-São-Jorge também é uma ótima opção para embelezar a casa com lindas composições em vasos.
Ficha técnica
- Nome: Espada-de-são-jorge, Lingua-de-sogra, Espada-de-santa-bárbara, Rabo-de-lagarto e Sanseviéria.
- Nome Científico: Dracaena trifasciata
- Origem: África
- Uso paisagístico: Sim, muito utilizada em ambientes internos.
- Flor: Sim, mas não é muito bonita, a destaque fica exclusivamente por conta da folha.
- Fruto: Não.
- Perfume: Não.
- Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
- Luminosidade: Sombra ou sol parcial, consegue sobreviver com pouca luz solar, por isso pode ser cultivada dentro de casa.
- Solo: Fértil, rico em matéria orgânica e muito bem drenado.
- Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
- Velocidade de crescimento: Moderada.
- Altura Máxima: Podem medir de 20 cm a 100 cm, dependendo da espécie.
- Propagação: Separação das touceiras, ou divisão dos rizomas que ficam em baixo da terra.
- Rega: Pouca, pode ficar semanas sem precisar de regas. Observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
- Clima: Tropical e subtropical.
- Temperatura ideal: 30º.
- Umidade ideal: 50% – 70%.
- Toxidade: Alta, nenhuma parte da planta pode ser consumida.
- Ciclo de vida: Longo.
Espada-de-São-Jorge, beleza natural para alegrar a sua casa
Se você quer colocar uma plantinha para dar mais vida a sua casa, comece pela Espada-de-São-Jorge.
São plantas extremamentes resistentes que exigem pouca rega e baixa manutenção, além de serem muito resistentes a pragas e doenças. Ou seja, é a planta perfeita! Existem vários tipos de Espada-de-São-Jorge, formas, tamanhos e cores diferentes. Agora, só falta você escolher o que melhor se adapta a sua decoração, e mãos a obra! ou melhor, mãos a terra!
Todos os tipos de Espada-de-São-Jorge
Existem diversas espécies de Espada-de-São-Jorge dentro da mesma família. Cada uma tem suas características próprias. Apesar da grande diferença no visual, o cultivo não muda muita coisa. O que pode ocorrer é determinadas espécies tolerarem mais sol do que outras. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais.
Espada-de-São-Jorge
Sansevieria zeylanica
Espada de Santa Bárbara
Sansevieria trifasciata
Mini Espada de São Jorge
Sansevieria trifasciata var. hahnii
Espadinha de São Jorge
Sansevieria trifasciata var. hahnii
Espada de São Jorge de folha larga
Sansevieria trifasciata var. moonshine
Como plantar sua Espada-de-São-Jorge
A planta é muito resistente, sobrevive dentro e fora de casa com facilidade. O primeiro passo é escolher um local certo, aonde incida bastante luz natural indireta. Se a planta pegar sol, de preferência ao sol da manhã.
O segundo passo é escolher um recipiente adequado, de acordo com tamanha da espécie que você vai plantar. Como seu caule é subterrâneo (rizoma) ela vai precisar de bastante espaço no vaso, principalmente as espécies maiores. Portanto, evite recipientes muito apertados.
Fazendo mudas de Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge produz um rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo muito fácil de ser dividido. Basta você dividi-lo e plantar em outro recipiente.
Você também pode dividir as touceiras inteiras, com folha e tudo.
Além do rizoma, ela também pode ser plantada através de estacas de folhas, basta a plantar com 3 cm de profundidade, importante deixar o solo levemente úmido. Plante a voltada para cima.
Transplante para um vaso maior
Não é necessário se apressar para fazer o transplante da sua Espada-de-São-Jorge. Ela consegue sobreviver até com vaso apertado. Não existe um prazo determinado para realizar o transplante, pois a planta tem taxa de crescimento diferente de acordo com ambiente em que vive. O ideal é acompanhar o desenvolvimento da planta e reparar pelo visual, quando a planta começa a crescer para fora do vaso está na hora de trocar de vaso.
Aproveite sempre essa oportunidade para fazer novas mudas dividindo os rizomas ou separando as touceiras.
Taxa de crescimento
Possuem uma taxa de crescimento de lento a moderado. Se espalham por meio de hastes subterrâneas chamadas de rizomas. A Espada-de-São-Jorge cresce mais rápido quando estão sob luz natural mais forte, e mais devagar com pouca luz.
A planta lida muito bem com o requisito nutricional do solo. A questão fundamental para atenção é a drenagem do solo, as raízes podem vir a apodrecer em solos muito úmidos e com pouca drenagem. Prepare um solo com uma boa drenagem e siga em frente.
Adubação da Espada-de-São-Jorge
A Espada é resistente até quando o assunto é adubação. Você pode aduba-la com NPK 10-10-10 a cada 3 meses. Adubação orgânica também está liberada, mas não vai exagerar nos estercos e farinhas!
Qual a necessidade de rega?
Em regra 1 vez por semana é o suficiente, mas esse intervalo pode variar bastante, vai depender da estação do ano, no verão vai ter que regar um pouco mais. Depende também do tamanho do recipiente, vasos grandes podem ser regados com intervalo maior que vasos pequenos.
A Espada-de-São-Jorge tolera bem longos períodos de estiagem, é importante deixar o solo secar entre uma rega e outra. Se ficar na dúvida, escolha sempre em molhar pouco do que muito. Excesso de água é a principal causa de perda da planta.
Folhas caídas e com a base podre podem ser um indício de excesso de água, fique sempre atento. Também é normal no verão a planta precisar de mais água.
Quanto de luz é necessária
A Espada-de-São-Jorge é muito versátil, ela tolera bem ambientes com incidência de sol direta assim como ambientes internos com luz difusa. Portanto, da parar cultiva-la no jardim e dentro de casa próxima a uma janela.
O ideal é um ambiente de meia sombra, é aonde ela se desenvolve melhor. Na sombra de uma árvore ou em uma varanda que não pegue muito sol, por exemplo.
Um sinal de que sua Espada-de-São-Jorge está muito na sombra é a perda das variações das cores na folhagem. Quando a folha fica toda verde é um indicativo de que sua planta precisa de mais sol.
Temperatura
Toleram a uma variação de temperatura grande, Somente não toleram geada ou neve.
Doenças e Pragas comuns
São muito resistentes a pragas e doenças, normalmente os problemas são relacionados ao excesso de umidade no solo, causado pela rega excessiva. Pode ser identificado quando as folhas começam a apodrecer na base e cair. Nesse caso, diminua a frequência de rega.
Em caso de cochonilhas ou ácaros, muda a planta para um lugar mais arejado, retire as folhas que já estiverem comprometidas e aplica um inseticida para jardinagem. De preferência aos inseticidas naturais, como óleo de neem, por exemplo.
Flores da Espada-de-São-Jorge
As flores da Espada-de-São-Jorge não ocorrem com muita frequência. Apresentam uma fragancia muito agradável, mas não são o destaque na planta. A beleza fica por conta da folhagem.
Toxidade da Espada-de-São-Jorge
A planta é considerada levemente tóxica. Suas folhas possuem uma toxina que podem causar inchaço e dormência da língua. Portanto, mantenha a planta longe de crianças e animais domésticos.