Nome: Cróton / Brasileirinha
Nome Científico: Codiaeum variegatum
Origem: Indonésia, Malásia, Austrália e ilhas do Pacífico ocidental.
Uso paisagístico: Sim, forma um arbusto com cores incríveis, desde um amarelo vívido até um vinho intenso.
Flor: Sim, porém não é tão ornamental quanto as folhas.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Muito fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
Luminosidade: Sol Pleno a sol parcial, dependendo da espécie.
Solo: Fértil e bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Média.
Altura Máxima: No chão pode alcançar 3 m, dependendo da espécie. Em vasos, altura fica mais limitada.
Propagação: Estaquia ou sementes.
Rega: Moderada, vai depender muito se o croton fica no sol ou na sombra.
Clima: Tropical e Subtropical litorâneo.
Temperatura ideal: 38º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Sim, a seiva pode irritar a pele
Ciclo de vida: Longo.
Com uma folhagem de cores incríveis, o Cróton é um golpe certeiro na monotonia visual.
Crotons são arbustos perenes e resistentes, costumam ser cultivados em vasos e ao ar livre como arbustos ornamentais. As plantas externas podem atingir até 3 metros de altura, mas os espécimes cultivados em vasos tendem a ser muito menores, o que os torna adequados para plantas domésticas permanentes.
Quantas cores tem a folha de cróton?
Inicialmente pode parece até uma planta de outro mundo, mas é isso mesmo que você está vendo. Cada folha passa por várias tonalidades diferentes durante seu desenvolvimento. Isso faz da planta um festival de cores, e uma ótima espécie para quebrar a monotonia verde do seu jardim. A insolação influencia também na cor do Crotón. Plantas que pegam mais sol tendem a ficarem mais amarelas, já as que ficam mais na sombra vão ficando em um tom de verde e vinho escuro.
Quais os tipos de cróton?
Existem diversas espécies, mas vamos ver as mais comercializadas:
CRÓTON BRASILEIRINHO
Codieaum variegatum
CRÓTON CANARINHO
Codieaum variegatum “canarinho”
CRÓTON EBURNEAUM
Codieaum variegatum
CRÓTON GINGHA
Codieaum variegatum
CRÓTON HIBRIDO
Codieaum variegatum
CRÓTON HIBRIDO NORMA
Codieaum variegatum
Manutenção e poda do cróton
A manutenção é bem simples, você só vai precisar retirar as folhas murchas e os galhos secos de vez enquanto. Já a pode pode ser realizada para controlar o crescimento e manter o formato e altura desejada. Tirar um pouco dos ramos cruzados do centro do arbusto também é bom para que os novos brotos recebam bastante luz.
Não esqueça utilizar uma tesoura esterelizada e bem afiada. E não faça podas no seu cróton antes que ele esteja bem enraizado no vaso ou no solo.
Cróton da flor?
Sim, porém não tem muito valor ornamental, ela passa completamente desapercebida diante da folhagem exuberante. A flor tem formato de um espigão que depois vai dando várias florzinhas.
Como faz mudas de Cróton?
Podem ser feitas por sementes, depois que as flores são fecundadas elas produzem sementes férteis. Mas a melhor forma, sem dúvida, é por estacas. Basta você cotar um pedaço do galho com aproximadamente 20 cm e deixar enraizar na água ou direto na terra, sempre em local bem iluminado, mas sem pegar sol pleno. Os pedaços de galho do ápice são os melhores para enraizar. Não esqueça de tirar todas as folhas antes de fazer a estaquia.
Rega
O cróton até aprecia um solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Se o seu cróton estiver no vaso, você pode verificar a condição do solo colocando o dedo na terra sempre antes de molhar. Com o tempo você vai criando um padrão e já sabe quando deve regar. Não esqueça de dar aquela atenção especial na drenagem quando for plantar o cróton no vaso.
Se o mesmo estiver plantado no chão e pegando sol pleno uma boa parte do dia, dificilmente o solo encharcado vai ser problema. Nesses casos a rega pode ser até diária nas estações mais quentes do ano.
A folha do meu cróton murchou, e agora?
Em dias muito quentes, a folha do seu cróton pode murchar sim, principalmente se a planta fica no sol pleno. Mais calma, não se desespere. Essa é uma reação natural da planta para evitar a perda de água e um dano ainda maior a saúde dela. Vamos ensinar você o que fazer nessa situação.
Se a planta estiver no vaso, arraste ela para uma sombra bem fresca e promova uma boa rega. Provavelmente a planta se recupere em algumas horas. Depois, tente buscar um lugar com a luminosidade mais amena, pelo menos durante os meses mais quentes para a planta ficar.
Se o dano for muito grave, pode acontecer da planta perder todas as folhas, mas isso não quer dizer que ela tenha morrido. Aguarde para ver se o caule vai secar também, se isso acontecer aí não tem mais o que fazer. Mas se o caule permanecer vivo a planta vai soltar uma nova folhagem em breve, continua cultivando normalmente.
Agora, se a planta estiver no chão, além de promover uma boa rega, você pode utilizar folhas cortadas de outros plantas (as de palmeira são as melhores) para projetar sombra no cróton murcho, isso vai atenuar um pouco os efeitos da insolação extrema. Sombrites também são uma boa ideia. Em hipótese nenhuma utilizar materiais sintéticos com plástico, isso só vai aumentar o calor e piorar a situação.
Adubação
A adubação pode ser feita com adubos orgânicos como esterco bem curtido e adubos minerais como NPK. Você pode intercalar a aplicação de cada um. Lembrando que nas estações mais quentes a planta tem um crescimento vegetativo maior, então é interessante aumentar a frequência da adubação.
E não se esqueça do mais importante, o fator fundamental da adubação é a regularidade, nunca a quantidade. Não exagere no adubo, principalmente no NPK, isso pode até acabar matando sua plantinha. Manter a planta bem adubada é a melhor forma de prevenir ataques de pragas e doenças.
Pragas e doenças
O cróton é muito resistente a pragas e doenças causadas por fungos e bactérias, mas pode ser atacado por alguns insetos, principalmente cochonilhas. Nesse caso pode utilizar um inseticida de jardinagem amadora para acabar com os insetos.