Costela de Adão – Mostera deliciosa

Nome: Costela de Adão
Nome Científico: Mostera deliciosa
Origem: América Central
Uso paisagístico: Sim. Muito utilizada como trepadeiras em jardins tropicais. Também pode ser utilizada em vasos dentro de casa. O grande destaque fica por conta da linda folhagens.
Flor: Sim. Porém não são ornamentais.
Fruto: Sim. Por incrível que pareça, são comestíveis.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, pode ser cultivada em canteiros ou em vasos.
Luminosidade: Sombra ou meia-sombra. Não toleram bem o sol pleno, acaba queimando as folhas.
Solo: Muito fértil, não pode ser encharcado.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com matéria orgânica (esterco, humus de minhoca, farinhas, compostagem etc.). Também pode acrescentar NPK 10-10-10, principalmente nos meses mais quentes, onde a planta cresce mais.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Altura Máxima: Como é uma trepadeira.
Propagação: Estaquia do caule.
Rega: Abundante. Cuidado somente para não encharcar o solo.
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Longo / perene.

A Costela de Adão se adapta super bem aos ambientes internos. Pode ser a escolha perfeita para sua casa.

Se você nunca ouviu falar na Costela de Adão, com certeza você já viu alguma foto ou desenho dela em roupas, quadros, capas de almofadas e uma infinidade de outras coisas. Pois é. essa linda folhagem tropical e charmosa que tanto inspira a indústria, pode fazer parte do jardim da sua casa.

item de decoração costela de adão

A Costela de Adão é nativa da América Central, onde é popularmente conhecida como “queso suizo” (queijo suíço), por conta dos furos nas folhas.

Mostera deliciosa

Quanto ao seu uso paisagístico, a Mostera pode compor lindos vasos dentro de casa ou ser utilizada como trepadeira nas áreas externas de sombra. Pode subir em muros, troncos de árvores, paredes e treliças. O ideal é que sejam cultivadas em área grandes, pois as folhas podem chegar a mais de 1 metro de diâmetro.

Mostera deliciosa

Cultivando a Costela de Adão

A Costela de Adão é uma planta muito fácil de ser cultivada. Se for no vaso, o primeiro passo é escolher uma área que pegue bastante luz natural. Pode ser próximo a uma janela ou na varanda. Já no solo, é importante escolher um local de sombra. O sol pode acabar queimando as folhas e tirando todo beleza da sua Mostera.

Mostera deliciosa

Dica

Folhas com poucos furos e poucas fendas pode ser um indício de falta de luz. Portanto, se isso começar a ocorrer com sua Costela de Adão dentro de casa. Procure leva-la para um local com mais luminosidade.

Mostera deliciosa

O segundo passo para quem vai cultiva-la no vaso é escolher um bem grande. Lembre-se que na natureza, as folhas da Costela de Adão passam de 1 metro de diâmetro. Então, não é uma planta pequena. Busque utilizar vasos grandes.

Mostera deliciosa

Quanto ao solo, é importante deixa-lo bem enriquecido de matéria orgânica. Assim, vale a pena misturar estercos bem curtidos, humus de minhoca, compostagem à terra. Também pode ser utilizado substrato, que é bem fácil de ser encontrado em hortos e gardens centers.

As regas podem ser feitas com regularidade, mas sem exagerar. O ideal é que o solo fique levemente úmido, mas nunca encharcado. No vaso, dentro de casa, vai demandar rega de 2 a 3 vezes por semana. Já no solo, como trepadeira, pode ser regada diariamente.

Mostera deliciosa

A adubação pode ser feita mensalmente com adubos orgânicos. NPk 10-10-10 também pode ser utilizado, mas cuidado para não exagerar na dose!

Espécies variegatas de Costela de Adão

Existem duas variações da Costela de Adão que são lindas. Porém elas são mais difíceis de achar para vender.

Mostera deliciosa variegata
A Monstera deliciosa variegata

Mostera deliciosa sierrana costela de adão
Monstera deliciosa var. Sierrana

Fruto da Costela de Adão

O fruto da Costela de Adão, por incrível que pareça, é comestível e delicioso. Daí a origem do nome científica (Mostera deliciosa). Eles possuem cerca de 25 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro. Tem a aparência de uma espiga de milho verde coberta de escamas hexagonais.

Fruto da costela de adão

Conforme o fruto vai amadurecendo, as escamas vão caindo liberando um cheiro doce e forte. Parece uma mistura de abacaxi com banana. O fruto maduro é seguro para o consumo humano.

Curiosidade

A mostera deliciosa era a fruta favorita da princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II. De acordo com a mesma, a fruta era simplesmente a melhor!

fruta Mostera deliciosa