Nome: Bouganville / Primavera / Três Marias / Glaba
Nome Científico: Bougainvillea sp.
Origem: América do Sul – Brasil
Uso paisagístico: Sim, ela pode ser utilizado como arbusto, trepadeira ou até árvores e a sua flor é o grande destaque.
Flor: Sim, podem ser encontradas em diversas cores como branca, roxa, rosa claro, rosa, vermelha, amarela, laranja e diversas outras.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
Luminosidade: Sol Pleno.
Solo: Fértil e muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Rápido.
Altura Máxima: quando cultivada como trepadeira pode atingir vários metros de altura. Em vasos, devemos podar constantemente para não perder o formato.
Propagação: Estaquia, pega muito fácil.
Rega: Moderada, por ser nativa se adapta muito bem ao nosso clima.
Clima: Tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 40% – 60%.
Toxidade: Não, pode ser consumido.
Ciclo de vida: Longo.
Uma jóia brasileira que brilhou na Europa, essa versátil planta encanta o mundo inteiro com sua florada intensa e multicolorida.
Como plantar Bougainvillea
A Bougainvillea basicamente deve ser cultiva em sol pleno, solo bem drenado e fértil. Nessas condições dificilmente seu Bougainvillea vai dar algum problema. Por ser uma espécie nativa, ele se adapta super bem ao nosso clima brasileiro, assim como dificilmente é atacado por pragas.
O plantio e o transplante também não exige maiores cuidados, como o Bougainvillea pega fácil de galho (estaquia), as mudinhas quase sempre vingam de primeira. Mas não se esquece que mudinhas exigem cuidados especiais, não deixe muito tempo sem regar.
Bougainvillea tem espinho?
Sim, infelizmente essa planta tão linda tinha que ter um defeito, para nós humanos né, porque para o mundo selvagem, espinho é uma grande vantagem contra os animais herbívoros.
A Bougainvillea tem o que chamamos de espinhos verdadeiros, que são aqueles vascularizados por seiva e que danificam tecidos subjacentes da planta quando removidos, ao contrário das rosas que os espinhos soltam como estruturas anexas.
Na prática, os espinhos são grandes e machucam bastante. Os ramos mais novos são os que tem os piores, os galhos mais velhos, já lenhosos, apresentam bem menos.
Então, estude muito bem o local em que você pretende plantar uma Bougainvillea.
Como faço mudas de Bougainvillea
A mudas de Bougainvillea são quase sempre feitas por estaquia, também podem ser feitas por alporque, mas não tem necessidade. A propagação por semente é mais incomum.
Mas vamos ao que interessa para fazer uma mudinha. Primeiro, peque um galho semi-lenhoso da planta mãe. Galho semi-lenhoso é aquele que já está com a casca marrom porém ainda é flexível. Esse galho deve ser fininho, nada de galho muito grosso, no máximo 1 cm de diâmetro. O galho pode ser cortado com 20 cm, ou próximo desse tamanho. Todas as folhas e flores devem ser retiradas do galho. Eu sei, dói no coração tirar todas as folhas e flores, mas isso vai aumentar muito as chances da sua mudinha dar certo.
Depois de cortar e limpar o galho, você tem duas opções. A primeira é colocar ele em um recipiente com 3 cm de água para enraizar, método mais fácil. A segunda opção é plantar a estaca direto em um vasinho com terra.
Na primeira opção, você vai deixar a estaca na água até começarem a aparecer as primeiras raízes. Depois você planta ela em um vasinho, por fim você passa para o local definitivo. Na segunda opção o importante é você sempre manter a terra do vasinho úmida, se a terra secar, sua mudinha vai acabar morrendo.
O mais importante nesse processo todo é colocar o galho na água ou na terra no sentido certo e não de cabeça para baixo. Lembre-se sempre do sentido que você cortou o galho, o lado dele mais próximo da raiz vai para água e o lado mais próximo do cume fica fora da água!
Quando devo regar meu Bougainvillea
Por ser uma planta nativa do Brasil, ela já está completamente adaptada ao nosso clima tropical e subtropical oceânico. Então, a preocupação com a rega é somente no início da vida, enquanto ela ainda é mudinha. Nesse período devemos fazer uma rega regular, mas sem exagero. O solo muito úmido pode apodrecer as raízes.
Depois que a planta vingar, não vai mais precisar se preocupar com regas, a menos que fique muito tempo sem chover.
Mas se o Bougainvillea estiver no vaso, é diferente. A rega vai ter que ser regular durante toda vida da planta.
É flor ou não é flor?
Ao contrário do se imagina, a flor do Bougainvillea é apenas a pequena estrutura branca. Aí você de estar pensando: Como assim?!?! As flores coloridas não são flores??? Respondendo a sua pergunta, tecnicamente não são flores.
As estruturas coloridas são as brácteas, ou seja, são folhas adaptadas com a função de proteger as verdadeiras flores e atrair insetos polinizadores com seu colorido intenso.
A história dessa linda planta
Apesar de ser uma planta genuinamente brasileira, a primavera só foi ficar famosa e conhecida mundialmente na Europa após ter sido coletada por Louis Antoine de Bougainville, almirante francês que navegou em volta do mundo no século 18. De acordo com os relatos o francês teria se encantado com esta singular planta que ocorria nas serras do Rio de Janeiro. Ele, coletou alguns exemplares que foram levados à Europa e ofertados ao Rei Luís XIV. A partir daí seu cultivo difundiu-se por todo mundo.
Atualmente a planta é muito utilizada em composições paisagísticas no mediterrâneo europeu. Inclusive, se tornou uma marca registrada das regiões costeiras da Grécia e Itália.
Por que tantos nomes para a mesma planta?
O principal nome, Primavera, é uma referência ao fato da planta florescer na estação da primavera na Europa, ao contrário do hemisfério sul, aonde a planta floresce no outono/invero.
Três-marias é um nome popular referindo-se às três brácteas (folhas modificadas que servem para proteger a flor e atrair polinizadores) coloridas que envolvem pequenas flores verdadeiras.
Já Bonganville foi homenageado do Rei pela belíssima descoberta do almirante francês Louis Antoine de Bougainville.
Quando devo podar minha Primavera
No Brasil, as Primaveras costumam florescer no outono/inverno, portanto não é muito interessando promover podas nesses meses. As flores se formam no final dos ramos, se você podar muitos ramos vão diminuir sensivelmente a florada, convém apenas remover os galhos velhos e mal formados, procurando manter o forma da planta.
Deixa para fazer podas mais severas no verão ou primavera após a principal florada.
Formas de cultivar Primavera
A primavera é uma planta muito versátil, que pode ser cultiva de várias formas. A baixo veremos as principais maneiras que você pode utiliza-la no seu jardim.
COMO TREPADEIRA
NO VASO COMO ARBUSTO
BONZAI
NO VASO COM PODA REDONDA (TOPIARIA)
COMO ÁRVORE