Comigo-ninguem-pode: Como cuidar e Cultivar

Nome: Comigo-ninguém-pode / Difenbáquia
Nome Científico: Dieffenbachia sp.
Origem: América Central.
Uso paisagístico: Sim, muito utilizada em ambientes internos.
Flor: Sim, mas sem função ornamental, a beleza fica exclusivamente por conta da folha.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
Luminosidade: Sombra, precisa de quantidades míninas de luz solar.
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica. Levemente úmido.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Moderada.
Altura Máxima: Podem medir de 20 cm a 50 cm, dependendo da espécie.
Propagação: Estaquia ou separação das touceiras.
Rega: Moderada, observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
Clima: Tropical e subtropical.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Alta, nenhuma parte da planta pode ser consumida.
Ciclo de vida: Longo.

Apesar da conhecida toxidez, a beleza exótica dessa planta faz dela uma das mais utilizadas na composição paisagística de interiores em todo o mundo.

Olá jardineiro! Nesse post vamos conhecer melhor uma das planta mais clássicas das residências brasileiras, principalmente na década de 80 e 90. Se a sua avó gostava de plantas ou você já vem se aventurando na jardinagem a algum tempo, então com certeza você já ouviu falar em “comigo-ninguém-pode”. E se você já ouviu falar, já conhece a sua fama de ser venenosa. Esse rótulo é tão forte que provavelmente quando se fala em planta venenosa, a a primeira que você pensa é exatamente essa aqui do post.

Portanto, pensando nessa má fama, vamos começar exatamente por esse assunto. Depois passamos para o manejo e cultivo da planta.

Preparados para descobrir toda a verdade sobre o comigo-ninguém-pode? Então vamos lá!

Comigo ninguém pode em vasos

Comigo-ninguém-pode é venenosa?

Sim! Ela é considerada uma planta venenosa para humanos, inclusive também é listada como tóxica para cães e gatos, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais.

Mas calma, todas as espécies de comigo-ninguém-pode são potencialmente perigosas somente se ingeridas!

Quase todas as espécies de comigo-ninguém-pode possuem uma substância chamada cristas de oxalato de cálcio, essa substância quando são ingeridas perfuram as mucosas, causando muito ardor e irritação na boca e garganta. As células que possuem essa substância são uma evolução da planta como proteção ao ataque de herbívoros.

Também é possível que ocorra uma severa reação alérgica, que é a condição mais grave, pois pode gerar um edema da glote dificultando a respiração e levando em raríssimos casos a morte. Existem muitos casos descritos de bebês e crianças pequenas, pouquíssimos fatais. Porém, a intensa dor na boca geralmente impede as crianças de comerem ou engolirem uma grande quantidade do oxalato de cálcio, tornando o envenenamento muito raro.

Durante muitos anos, a Dieffenbachia foi utilizada como forma de punir escravos, eram colocadas folhas maceradas em suas bocas causando grande sofrimento e em alguns casos, a inflamação era tanta, que provocava uma mudez temporária. Daí que estas plantas recebam no sul dos Estados Unidos da América, onde são comuns, o nome de dumb-cane (cana-do-mudo).

Que parte da planta é venenosa?

De acordo com Medline todas as partes da planta – as folhas, caules, raízes e flores.

Como cultivar comigo-ninguém-pode sem risco para minha família?

Você consegue cultivar em casa, sem oferecer risco para sua família, basta seguir os conselhos abaixo:

  • Mantenha animais de estimação e crianças afastados da planta – tocando ou mastigando-a.
  • Evite o contato com os “sucos” ou seiva.
  • Use camisa e luvas de mangas compridas ao manusear a Dieffenbachia.
  • Lave as mãos depois de trabalhar ou fazer qualquer tipo de cuidado com o comigo-ninguém-pode.
  • Evite tocar sua boca ou lábios durante e após o manuseio das plantas

Em caso de acidente, o que fazer?

Caso ocorra algum acidente com o comigo-ninguém-pode, limpe o excesso com bastante água corrente gelada, para aliviar a dor e procure auxílio médico.

Conhecendo o comigo-ninguém-pode

Muito conhecidas pelas suas folhas variegatas, com lindos padrões de coloração. A Dieffenbachia é um gênero muito popular no Brasil, estima-se que existam mais de 50 espécies comercializadas e cultivadas pelos admiradores dessa planta.

Comigo ninguém pode é uma ótima planta para interiores

Variedades de comigo ninguém pode.

Populares na composição paisagística de ambientes internos, dada a sua baixíssima necessidade por luz solar, a Dieffenbachia é sempre sinônimo de elegância e beleza exótica, seja em vasos ou em canteiros. Veja abaixo as principais espécies:

Dieffenbachia Camila - Comigo ninguém pode

Dieffenbachia Camila

Dieffenbachia Compacta - Comigo ninguém pode

Dieffenbachia Compacta

Dieffenbachia Sunrise - Comigo ninguém pode

Dieffenbachia Sunrise

Dieffenbachia Tropic Mariana

Dieffenbachia Tropic Mariana

Dieffenbachia Velvet

Dieffenbachia Velvet

Dieffenbachia Vesuvius - Comigo ninguém pode

Dieffenbachia Vesuvius

O Comigo ninguém pode floresce?

As flores são bem discretas e não possuem valor ornamental. Também não possuem cheiro ou fragrância.

Após a floração, o centro do tronco das mudas “morre”, mas os brotos laterais geralmente se formam, e a planta continua a crescer. À medida que os brotos laterais amadurecem, eles podem ser removidos, propagados e plantados para produzir novas plantas.

Cultivando comigo-ninguém-pode

Se você ainda não é um jardineiro experiente e vive esquecendo de regar suas plantas, então essa é a planta certa para você! O comigo-ninguém-pode é extremamente fácil de cuidar, não da trabalho algum.

Cultivo da planta comigo-ninguém-pode

Quanta luz a planta precisa?

A grande vantagem do comigo-ninguém-pode é que ele precisa de pouca luz, então pode ficar em quase todos os cantos da casa. Isso é um grande facilitador, já que a luminosidade adequada é um dos principais fatores para um bom crescimento vegetativo da planta. Ele também se adapta fácil a varandas bem iluminadas. Só não tolera receber sol pleno, isso pode acabar queimando as folhas, mas é fácil de identificar e trocar a planta de lugar a tempo de salvá-la.

Qual é a melhor temperatura?

A planta prospera melhor em ambientes com temperaturas medianas, entre 20º a 30º. Não tolera temperaturas muito frias, abaixo dos 10º.

Frequência de rega

O comigo-ninguém-pode aprecia muito uma umidade alta. Porém não precisa encharcar o solo, a melhor forma é observar quanto tempo a terra leva para secar e realizar a rega. Assim, você vai criando um cronograma e aprende o intervalo de regas em cada estação do ano.

Lembrando sempre que quanto à rega não há uma regra exata e rígida, vai depender da estação do ano, tipo de solo, iluminação, umidade e uma infinidade de outros fatores. Portanto, a melhor dica é a observação e aprender com a exigência de cada planta.

Excesso de água pode causar a podridão das raízes, um crescimento fraco da planta e fazer com que os caules fiquem mole. Caso isso ocorro, aumentar intervalo entre as regas.

Como você fertiliza a Dieffenbachia?

O comigo-ninguém-pode prefere solos ricos em matéria orgânica, então compostagem, estercos bem curtidos, humos de minhoca sempre são bem-vindos. Só cuidado para não exagerar na dose. Adubos minerais também podem ser utilizados mensalmente, como NPK 10-10-10.

Qual é o melhor solo para o cultivo de plantas de Dieffenbachia?

Solos ricos em matéria orgânica. Dê preferência a substratos vegetais e condicionadores de solo industrializados, principalmente se for cultivar em vasos ou jardineiras.

Manutenção

Como foi comentado anteriormente, o comigo-ninguém pode não exige quase manutenção além da rega e adubação, basta retirar as folhas mais velhas que vão amarelando, mais por uma questão estética que necessidade fisiológica.

Propagação, como fazer mudas de comigo-ninguém-pode

A propagação é muito simples. A forma mais fácil é através de estaquia, ou seja, pedaços do caule que podem ser replantados na terra ou colocados na água para enraizar. O comigo-ninguém-pode pega com muita facilidade, com certeza você não terá dificuldade nenhuma em fazer novas mudas. Lembrando que devem ser observadas as mesmas condições de cultivo ensinadas anteriormente.

Outra forma bem fácil de propagação é a divisão das touceiras. Com passar do tempo a planta vai emitindo brotos laterias, principalmente depois que a planta principal morre. Esses brotos podem ser separados com cuidado, preservando as raízes, se possível, e podem ser plantados em um novo vaso ou canteiro. Vale a pena lembrar que sempre que é transplantada, a planta exige um pouco mais de cuidado no início, como regas mais constantes e menos luz.

Pragas e doenças

O comigo-ninguém-pode é uma planta muito resistente, porém pode ser acometido por algumas pragas e doenças, que se forem diagnosticadas no início, não vão causar dor-de-cabeça e você vai conseguir salvar sua planta. Então, vamos lá!

Por que minhas folhas de Dieffenbachia estão ficando amarelas?

Folhas amareladas vêm com várias possibilidades. A principal é o ciclo natural de vida da folha, podem aparecer qualquer época do ano e é possivelmente apenas uma folha velha. Ocorre com as folhas inferiores, que são as mais velhas.

Outra condição que pode gerar amarelamento das folhas é o excesso de água. Nesse sentido, também pode ocorre que as folhas fiquem enroladas; pontas das folhas marrons e morrendo na borda; folha apodrecida, murcha e branqueada; crescimento fraco da planta.

Para reverter esse quadro, é necessário aumentar o intervalo entre as regas; verificar se a drenagem do vaso está funcionando bem; verificar se as raízes estão podres ou com doenças, caso estejam, remover as que estiverem ruins e transplantar a planta.

Caso todas as raízes estejam apodrecidas os comprometidas por doenças, descarte a planta junto com a terra e tenta fazer uma propagação por estaquia das partes boas do caule, conforme foi ensinado nos capítulos anteriores.

Bactérias de Dieffenbachia

O Dieffenbachia é uma planta muito resistente, cuja sua única fraqueza são as bactérias (Erwinia). Geralmente começa pelas folhas em decomposição no chão e a podridão se espalha por toda a planta quando esta é infectada. Também pode começar pela haste.

Uma vez infectado, há muito pouco a fazer para salvar a planta. Pode tentar descartas as plantas infectados e salvar as demais. Os vasos podem ser reutilizados, mas tome as medidas adequadas para desinfetá-lo antes de reutilizá-lo.

O que faz com que um Dieffenbachia tenha manchas marrons nas folhas?

O Dieffenbachia gosta de umidade e não gosta de temperaturas baixas. Quando as plantas experimentam um frio repentino e muita umidade, uma doença fúngica conhecida como antracnose pode se desenvolver. Em ambientes internos é muito difícil de ocorrer, já que a planta fica abrigado do frio extremo.

Normalmente, quando isso ocorre, as plantas apresentam folhas com manchas escuras no centro e margens, e as pontas das folhas ficam marrons e morrem.

Para resolver o problemas você deve remover as folhas acometidas pelos fungos, melhorar a iluminação e principalmente ventilação da planta e pode utilizar algum fungicida de jardinagem amadora para conter a infecção. Óleo de neem é uma boa opção.

Por que as hastes e raízes apodrecem no meu Dieffenbachia?

Quando as hastes e as raízes das plantas ficam macias e moles na base, é conhecido como podridão negra, é causada por uma doença fúngica (Fusarium) que se desenvolve sob determinadas condições:

  • Muita umidade
  • Excesso de água
  • Temperaturas muito altas
  • Temperaturas muito baixas

Para resolver o problema, remova todas as partes infectadas das folhas, raízes e caule. Replante o exemplar em um novo vaso e uma nova terra. Pode aplicar um fungicida de jardinagem amadora também. Agora, deixa sua planta em um local mais ventilado e iluminado para evitar a propagação do fungo.

Se a podridão começar de cima para baixo

As hastes também podem apodrecer de cima para baixo. Quais são os sinais?

  • Folhas enroladas
  • Folhagem descolorida
  • Folhagem macia
  • Folhas com bordas marrons

Esses “alertas da planta” são causados ​​por correntes de ar e temperaturas baixas. Para salvar a planta, remova todas as partes infectadas das folhas, raízes e caule. Replante o exemplar em um novo vaso e uma nova terra. Pode aplicar um fungicida de jardinagem amadora também. Agora, deixa sua planta em um local mais ventilado, iluminado e principlamente com a temperatura mais amena.

Por que meu Dieffenbachia está com folhas distorcidas? (Vírus do mosaico dasheen)

Folhas distorcidas são frequentemente causadas pelo vírus do mosaico Dasheen. O vírus é mais comum em algumas espécies de dieffenbachia do que em outras.

Os sintomas incluem folhas distorcidas e plantas atrofiadas. Os pulgões e o homem geralmente ajudam a espalhar o vírus do mosaico Dasheen. Hoje, a maioria dos estoques de Dieffenbachia, livres de patógenos, são produzidos por micro-estacas de cultura de tecidos, o que impede a transmissão da doença na produção.

Nenhum produto químico pode controlar esta doença viral. Portante, descarte os exemplares acometidos para não contaminarem os demais.

Vírus do mosaico dasheen - comigo ninguém pode doenças

Como controlar insetos, ácaros e pulgões

O clima quente e seco favorece muito o aparecimento de ácaros e pulgões que se instalam geralmente nas partes inferiores da folha ou nas axilas, sugando seus sucos e prejudicando o crescimento vegetativo da planta. Em infestações severas podem levar inclusiva a planta a morte.

Para resolver o problema, retire as partes muito infestadas ou faça um limpeza manual. Depois aplica um inseticida de jardinagem amadora em toda a planta.

Importante lembrar que insetos com aparelho bucal sugador que se alimentam de seiva são vetores de muitas doenças para todas as plantas. Então, sempre que ver alguma infestação de insetos, tente combater o mais rápido possível!