Como escolher a árvore de natal certa – Guia completo

Índice

1 – Aprendendo um pouco sobre as coníferas

2 – Por que minha árvore de natal sempre morre

3 – Escolhendo a árvore de natal certa

3.1 – Tuia Holandesa – Cupressus macrocarpa
3.2 – Pinheiro Araucária – Araucaria heterophylla
3.3 – Tuia Europa – Chamaecyparis obtusa
3.4 – Tuia Strickta – Juniperus chinesis
3.5 – Kaizuca – Juniperus chinensis torulosa
3.6 – Cipestre Italiana – Cupressus sempervirens

4 – Mantendo minha árvore viva até o natal

4.1 – Como descubro se minha planta esta tomando pouco sol.
4.2 – Os enfeites de natal prejudicam minha árvore?

5 – Quem disse que minha árvore precisa ser uma conífera

5.1 – Espécies alternativas para sua árvore de natal
5.2 – Mais exemplos fantásticos da internet para inspirar você

Uma linda árvore de natal é o primeiro passo para uma ceia inesquecível. O visual, as texturas e o perfume da natureza são insubstituíveis.

Vem chegando o final do ano e começamos a nos programar para o natal. De primeira, já vem logo uma grande dúvida: Compro uma árvore de natal de verdade ou apelo para uma de plástico?

Se a suas experiências anteriores não foram boas, já comprou várias árvores naturais e todas morreram, provavelmente você esteja disposto a aceitar a monotonia do plástico. Isso foi até hoje, porque a partir de agora isso vai mudar, fique conosco até o fim desse guia, vamos ensina-lo a nunca mais deixar uma árvore de natal morrer!

O bom brasileiro, como de costume, sempre deixa tudo para cima da hora. Para todas as outras coisas da vida isso não é nada bom. Porém, se você está lendo esse poste em dezembro, já em cima do natal. Relaxa, nesse caso muito específico da árvore de natal isso é ótimo, e vamos explicar o porque também nesse guia.

Capítulo 1


Aprendendo um pouco sobre as coníferas

Antes de mais nada, vamos entender que espécies são essas que utilizamos como árvores de natal.

Todas as espécies tradicionais de árvore de natal pertencem a um grande grupo de árvores chamado coníferas. Esse grupo de árvores está espalhado por todo o globo terrestre, nas mais diversas formas e tamanhos. É um grupo tão grande que vai desde as Araucárias do sul do Brasil até as Sequoias gigantes do norte da Califórnia – EUA.

Araucária no paraná

ARAUCÁRIA NO PARANÁ – BRA
Araucaria angustifolia

sequoia gigante na california

SEQUOIA-GIGANTE NA CALIFÓRNIA – EUA
Sequoiadendron gigantea

Como você já deve estar imaginando aí, a grande maioria das coníferas são de clima frio. Tanto é assim que você logo associa as florestas de coníferas a neve. E você está completamente certo. Muitas das espécies são nativas de regiões muito frias.

Floresta de coníferas no Canadá

FLORESTA DE CONÍFERAS NO CANADA

Depois dessa pequena introdução botânica, você já percebido qual vai ser o grande desafio para ter uma conífera no Brasil. Exatamente, vai ser o nosso típico calor escaldante, principalmente em dezembro, no meio do verão. Quem mora em regiões de clima mas ameno, no sul do Brasil ou altitude elevada, vai ter uma grande vantagem nesse caso. Quanto mais fria a sua região melhor.

Mas calma, nós prometemos que a sua árvore de natal não iria mais morrer e vamos cumprir essa promessa! A parte boa é que existem algumas espécies de coníferas no mercado nativas de regiões mais quentes que se adaptam muito melhor ao clima do Brasil. Mais a frente vamos especificar uma por uma, continue conosco que você vai se tornar um expert em árvores de natal.

Capítulo 2


Por que minha árvore de natal sempre morre

Conforme você aprendeu no capítulo anterior, a maioria das coníferas são nativas de florestas muito frias, inclusive florestas que passam o inverno sendo castigadas por nevascas.

Para entendermos melhor o tamanho do desafio de cultivar uma conífera no Brasil, vamos avançar um pouquinho mais na parte de botânica. Se você reparar na folha da maioria das coníferas vai ver que elas são diferentes, parecem mais agulhas do que folhas de verdade. Como nada na natureza é por acaso, esse formato de agulha nada mais é que uma adaptação evolutiva para não acumular neve e não perder calor para o ambiente. Interessante né?

Esse tipo de vegetação é chamado de aciculifoliadas (folhas em forma de agulhas) e em algumas espécies fica ainda mais nítido, como no pinheiro negro da foto abaixo.

Pinheiro negro

PINHEIRO NEGRO
Pinus thunbergii

Depois dessa pequena explicação fisiológica e geográfica, você já deve estar desconfiado de quem é o grande vilão das árvores de natal no Brasil. Sim, ele mesmo, o calor escaldante!

Infelizmente o calor é somente a primeira grande dificuldade. A segunda, e não menos importante, é a falta de luz natural.

As coníferas são árvores que vivem ao pleno sol nos seus ambientes naturais. Portanto, quando colocamos ela dentro de casa, estamos limitando muito a quantidade de luz solar que chega na planta. Sem a quantidade de luz suficiente, a planta não consegue realizar seus processos fisiológicos (fotossíntese) mínimos para sobreviver. Fazendo uma comparação, é como se nós humanos ficássemos sem comer e tomar água, Em poucos dias também começaríamos de definhar.

A falta de luz solar direta é o principal fator que leva as árvores de natal a morrerem antes do dia 24. O que não é nem um pouco agradável fazer aquela ceia magnífica com uma árvore de natal morta ao fundo. Mas fique tranquilo porque foi a última vez que isso aconteceu.

Cada espécie de árvore de natal vai demandar uma quantidade de luz solar diferente, mas como regra, podemos colocar um minímo de 4 horas de exposição ao sol. De preferência ao sol do início da manhã, por conta do calor, que é o outro vilão da história.

Depois de aprender um pouquinho sobre essas duas condições que castigam sua árvore de natal, você deve estar pensando:

– Esse cara é maluco!!! Claro que não bate 4 horas na minha sala aonde a árvore vai ficar! Vou sair desse guia e procurar em outro.

Não faça isso! Eu sei que não bate 4 horas de sol na sala de ninguém, talvez na do Eike Batista antes de ser preso. Por isso que no próximo capítulo vamos explicar minuciosamente os detalhes de cada espécie para dar tudo certo no grande dia de natal.

Capítulo 3


Escolhendo a árvore de natal certa

Antes de mais nada, vamos deixar claro que você deve pautar a sua decisão de comprar na árvore de natal que você mais gostou. De nada adianta uma árvore cheia de saúde se visualmente ela não agrada os moradores da casa. Então, não deixe de comprar aquela espécie que você se apaixonou. Nós vamos mostrar como mantê-la viva até o dia 24 para você fazer aquela ceia inesquecível!

Uma dica muito importante é perguntar ao vendedor quanto tempo a árvore está na loja, principalmente se na loja ela estiver em condições hostis ( sem luz, sem água e no calor). Isso vai ser fundamental para o calcular o quanto tempo ela vai poder ficar dentro de casa.

Tuia holandesa para arvore de natal

TUIA HOLANDESA
Cupressus macrocarpa

Durabilidade dentro de casa: Baixa (aproximadamente 2 semanas em regiões quentes). Deve-se somar o tempo que a planta está na loja, se não estiver em boas condições de ambiente.
Ambiente nativo: Sol pleno e clima muito frio, apesar do ser conhecida como holandesa, sua origem é na Inglaterra. Imagina cultivar uma tuia de origem inglesa no Brasil. Para quem mora nas regiões mais quentes do país, vai ser um grande desafio. O calor vai ser o grande vilão dessa linda tuia.
Fragrância: Sim. Cheiro cítrico e muito agradável, parecido com limão.
A folha espeta: Sim, mas bem pouco. Não chega a machucar, é somente uma sensação desconfortável. É aconselhável utilizar luvas para manipular.
Pulo do gato: Se você gostou dessa árvore de natal, a melhor opção é compra-la o mais próximo possível do dia 24. Em regiões quentes como o Rio de Janeiro é a única solução para ter uma árvore deslumbrante no natal, pois, dentro de casa, você terá dois vilões atacando sua tuia, calor e falta de luz. Você vai conseguir manter sua tuia bonita por mais tempo se coloca-la em uma varanda fresca aonde pegue o sol da manha.
Rega: A essa espécie aprecia solos levemente umidos. Se estiver dentro de casa, pode regar 2 a 3 vezes por semana. Se estiver tomando bastante sol, regue todo dia.

Pinheiro araucária para árvore de natal

PINHEIRO ARAUCÁRIA
Araucaria heterophylla

Durabilidade dentro de casa: Alta. (aproximadamente 6 semanas) Provavelmente essa espécie vai atravessar o natal sem dificuldades. Depois você ainda poderá escolher entre plantar no solo para virar uma árvore de até 50 metros ou mantê-la no vaso para o natal do próximo ano.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima subtropical. Pela sua origem australiana, esse espécie de pinheiro já está mais do que acostumada com calor, por isso é a única espécie que vai muito bem nas regiões quentes do Brasil. Inclusive, você já deve ter visto alguma enorme na rua como árvore.
Fragrância: Sim. Cheiro tradicional de pinus.
A folha espeta: Muito pouco. Não chega a incomodar.
Pulo do gato: Por ser bem adaptável ao clima quente, a única preocupação é que ela receba o mínimo de luz solar para sobreviver. Assim, se ficar dentro de casa próximo a uma janela bem iluminada, excelente. Se bater sol direto nela, melhor ainda. Evite deixa-la em ambientes de baixa luminosidade por muito tempo, esse é o único fator que pode mata-la.
Rega: Dentro de casa pode ser de 1 a 2 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim pode intensificar as regas.

Tuia europa - Árvore de natal

TUIA EUROPA
Chamaecyparis obtusa

Durabilidade dentro de casa: média (aproximadamente 3 semanas). Deve-se somar o tempo que a planta está na loja, se não estiver em boas condições.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima ameno. Tem sua origem no Japão. Mais indicado para quem mora em regiões com médias de 25 ºC, como região serrana do Rio de Janeiro ou São Paulo – SP. Também é possível cultiva-la em regiões de clima quente, nesses casos ela vai melhor no jardim. Pode ser plantada no solo, além de virar uma árvore de pequeno porte muito bonita, pode formar lindas cercas-vivas.
Fragrância: Sim. Cheiro marcante de pinheiro.
A folha espeta: Não.
Pulo do gato: Se o clima da sua região é ameno, o cultivo é bem mais fácil, o único cuidado é que ela pegue sol, evite ao máximo ambientes com baixa luz natural. Agora, se você mora em regiões mais quentes, deixe para comprar sua árvore mais próximo do dia de natal ou mantenha ela em uma varanda fresca pegando o sol da manhã. Se tiver jardim, melhor ainda, deixe ela em uma parte fresca pegando sol.
Rega: Essa espécie aprecia solos levemente umidos. Se estiver dentro de casa, pode regar 2 a 3 vezes por semana. Se estiver tomando bastante sol, regue todo dia.

Tuia strickta para árvore de natal

TUIA STRICKTA
Juniperus chinesis

Durabilidade dentro de casa: média (aproximadamente 4 semanas). Deve-se somar o tempo que a planta está na loja, se não estiver em boas condições.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima razoavelmente ameno. Com sua origem no sudeste asiático, essa espécie de tuia é nativa de uma floresta com condições mais semelhantes do que a que temos no Brasil, por isso tolera melhor o calor de alguma regiões. Pode ser plantada no solo, formando um arbusto interessante. Sua principal vocação no paisagismo é formar cercas-vivas fantásticas.
Fragrância: Não
A folha espeta: Sim, mas não chega a machucar. É aconselhável utilizar luvas para manipular.
Pulo do gato: Se o clima da sua região é ameno, media máxima de 25 ºC a 30 ºC, o único problema vai ser a falta de luz do sol. Evite deixa-la em ambientes de baixa luminosidade. Se a sua sala, aonde ela está, não bate muita luz, coloque sua tuia alguns dias par tomar sol pleno em outro lugar.
Rega: Ela é nativa de uma floresta bem úmida, mas não vai exagerar na água. Se estiver dentro de casa, pode regar 2 a 3 vezes por semana. Se estiver tomando bastante sol, regue todo dia.

Kaizuca - espécies de plantas para arvore de natal

KAIZUCA
Juniperus chinensis torulosa

Durabilidade dentro de casa: média (aproximadamente 3 semanas). Deve-se somar o tempo que a planta está na loja, se não estiver em boas condições.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima ameno. Tem sua origem é asiática, muito utilizada como bonsai também. Vai melhor em regiões de clima ameno, media máxima de 25 ºC a 30 ºC, sempre cultivado ao sol pleno. Essa espécie é a mais utilizada no paisagismo, pode formar alamedas, renques, cercas-vivas e ser plantada em vasos bem grandes. No solo, pode atingir até uns 4 metros de altura.
Fragrância: Sim. Cheiro leve de pinheiro.
A folha espeta: Não.
Como mantê-la bonita até o natal: Se o clima da sua região é ameno, o cultivo é bem mais fácil, o único cuidado é que ela pegue muita luz natural, evite ao máximo ambientes com baixa luminosiade. Agora, se você mora em regiões mais quentes, deixe sua Kaizuca em um local mais fresco para evitar a desidratação. Se possível, compre sua árvore mais próximo do dia de natal.
Rega: Dentro de casa pode ser de 1 a 2 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim pode intensificar as regas.

Cipestre italiano uso como árvore de natal

CIPRESTE ITALIANO
Cupressus sempervirens

Durabilidade dentro de casa: média (aproximadamente 3 semanas). Deve-se somar o tempo que a planta está na loja, se não estiver em boas condições.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima razoavelmente ameno. Nativo do sul da Europa, essa planta vive no clima mediterrâneo. Por isso se adapta bem a várias regiões do Brasil. Muito utilizada no paisagismo para fazer renques e alamedas. É uma das favoritas para compor jardins no estilo mediterrâneo.
Fragrância: Sim. Cheiro leve de pinheiro.
A folha espeta: Não.
Pulo do gato: Se o clima da sua região é ameno, media máxima de 25 ºC a 30 ºC, o único problema vai ser a falta de luz do sol. Evite deixa-la em ambientes de baixa luminosidade. Tente compra-la bem próximo ao natal e depois plante ela no jardim ou em um vaso maior na varanda.
Rega: Dentro de casa pode ser de 1 a 2 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim pode intensificar as regas.

Capítulo 4


Mantendo minha árvore viva até o natal

4.1 – Como descubro se minha planta esta tomando pouco sol

O primeiro indício que está faltando sol para sua planta é quando começa a secar os ramos das pontas. Se você já identificou esse sintoma então mude sua planta para um local com mais luz natural. Depois observe se vai cessar com o tempo. Os ramos que secaram não voltam a ficar verdes, nesse caso é melhor realizar uma poda de limpeza e retira-los.

Mas cuidado, excesso de água também pode apresentar os mesmos sintomas, os ramos das extremidades começam a secar. Muita água pode matar sua árvore de natal, pois o solo muito encharcado leva as raízes ao apodrecimento. É importante revisar a drenagem se está funcionando bem, caso a planta esteja em um vaso.

Portanto, se você ver ramos ou as pontas das folhas começando a secar, fique atento e revisa a luminosidade, drenagem e quantidade de rega.

4.2 – Os enfeites de natal prejudicam minha árvore?

Os enfeites dificilmente vão gerar algum dano a árvore. Somente devemos ficar atentos para o peso deles não arriarem os galhos. Já as lâmpadas também não gerem dano algum, principalmente as de LED que não esquentam.

Capítulo 5


Quem disse que minha árvore precisa ser uma conífera

Esse é um questionamento que todos nós deveríamos fazer. Se fomos abençoados com a flora mais exuberante do planeta, com os ecosistemas mais ricos do mundo. Por que minha árvore de natal obrigatoriamente tem que ser uma tuia nativa da gélida Europa? Por que não inovar e montar uma árvore de natal tropical? Com cara de Brasil. Tenho certeza que o bom velhinho não vai se importar em deixar os presentes em baixo de uma linda jaboticabeira.

Enfim, se você quer um próximo ano cheio de mudanças, novos desafios e realizações. Que tal começar pela sua árvore de natal!rs. Veja algumas sugestões de árvores nativas da flora brasileira que deixariam nosso mestre paisagista Roberto Burle Marx orgulhoso.

5.1 – Espécies alternativas para sua árvore de natal

Apesar das espécies serem nativas, elas continuam exigindo alguns cuidados básicos, como tomar luz solar e serem regadas com frequência. São espécies frutíferas, que durante todo ano podem enfeitar sua varanda ou jardim e ainda contemplar você com deliciosos frutos. E quando chegar o fim do ano, podem ser a árvore de natal tropical.

Jaboticaba como árvore de natal

JABOTICABA
Plinia cauliflora

A textura do tronco da jabuticaba é um show a parte. Muito utilizada no paisagismo. Mesmo no vaso frutifica bem, curioso que as jaboticabas nascem nos troncos mais velhos e não no final dos ramos. Pode realizar podas de manutenção para dar uma forma mais redonda a copa.
Durabilidade dentro de casa: Se o local for bem iluminado, pode manter até umas 4 semanas dentro de casa. Se não pegar luz natural, deixar no máximo por 2 semanas dentro de casa. Depois é aconselhável colocar de volta no jardim ou na varanda.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima tropical, vai bem em todas as regiões do Brasil.
Rega: Dentro de casa pode ser de 2 a 3 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim ou varanda pode intensificar as regas.

Jabuticaba
Pitanga em vaso para árvore de natal

PITANGA
Eugenia uniflora

O tronco apresenta uma textura muito ornamental. Forma uma bela copa quando podada. Vai muito bem em vasos, quanto maior o vaso, mais sua pitanga vai crescer. A floração é muito bonita, assim frutificação. O contraste do vermelho vivo com o verde forma uma linda composição.
Durabilidade dentro de casa: Se o local for bem iluminado, pode manter até umas 5 semanas dentro de casa. Se não pegar luz natural, deixar no máximo por 2 semanas dentro de casa. Depois é aconselhável colocar de volta no jardim ou na varanda.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima tropical, vai bem em todas as regiões do Brasil.
Rega: Dentro de casa pode ser de 2 a 3 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim ou varanda pode intensificar as regas.

Fruta pitanga

Pé de acerola usado como árvore de natal

ACEROLA
Malpighia emarginata

A acerola forma um lindo arbusto e um pequeno pé pode produzir uma grande quantidade de acerolas durante o ano.
Durabilidade dentro de casa: Se o local for bem iluminado, pode manter até umas 4 semanas dentro de casa. Se não pegar luz natural, deixar no máximo por 2 semanas dentro de casa. Depois é aconselhável colocar no jardim ou na varanda.
Ambiente ideal: Sol pleno e clima tropical, vai bem em todas as regiões do Brasil.
Rega: Dentro de casa pode ser de 2 a 3 vezes por semana no máximo. Quando cultivada no jardim ou varanda pode intensificar as regas.

Fruta Acerola


5.2 – Mais exemplos fantásticos da internet para inspirar você

Árvore de natal
Arvore de natal de cacto
Cacto natalino