O aguapé é uma planta aquática de água doce totalmente flutuante e perene , suas flores são belíssimas e sua cor é entre o azul claro e o violeta. A sua reprodução é muito rápida podendo causar entopimentos em rios com fluxo de água lento. É ornamental e pode ser usados em lagos e espelho d’água
Informações e características
- Nome: Aguapé, gigoga, jacinto-de-água, mururé, orelha-de-veado, pavoá, rainha-do-lago, uape e uapê
- Nome Científico: Eichhornia crassipes
- Origem: Bacia amazônica e Pantanal
- Uso paisagístico: Uso em lagos e em espelhos d’água
- Flor: Sim
- Luminosidade: Sol pleno
- Ciclo de vida: Perene
Uso paisagístico
O Aguapé pode ser utilizado em lagos e em espelhos dágua
Como cuidar de um aguapé?
O aguapé cresce vigorosamente, é muito resistênte, não necessita de semeadura, e de fertilização. É capaz de proliferar mais rápido que qualquer outra planta de água doce conhecida sedo capaz de germinar até 20 anos. Uma planta em condições ideais pode produzir 2,7 plantas por semana e teoricamente seria capaz de produzir 28000 tonelads de peso por ano. Apesar de ser nativo da América do Sul, é encontrado em muitos lugares do mundo o que indica que é uma planta muito adaptavel e tolera uma variação ambiental consideravel.
O clima ideal para esta planta é Sol pleno e temperaturas elevadas.
Atenção: O aguapé, fora de seu ambiente natural, é um invasor muito agressivo, podendo causar entopimento de pequenos fluxos de água e, ao cobrir toda a superfície de um lago, causa deficiência de oxigênio e mortes de peixes. O aguape pode causar prejuizos a navegabilidade de lagos, represas e rios.
Devido a esses riscos, a planta é proibida em alguns estados dos Estados Unidos, na Austrália, Nova Zelandia, etc.
O que fazer com o excesso de planta removida da água?
A planta removida não deve ser despejada em cursos de água e lagoas, pois ela pode gerar um problema ambiental nesses ambientes.
A planta removida pode ser utilizada para compostagem, pode ser utilizado para gerar Bioetanol, etc
Remoção de poluentes pela planta Aguapé
O aguapé possui raízes duras e fibrosas que absorvem , alem dos nutrientes para seu crescimento, substâncias que poluem a água doce. Absorvem produtos químicos tóxicos como o chumbo, mercúrio, estrôncio dentre outras substâncias.
Os aguapés podem ser utilizados em processos de tratamento de efluentes.