Flor-de-coral – Russelia Equisetiformis

Nome: Flor de coral – Russelia
Nome Científico: Russelia Equisetiformis
Origem: América do Norte – México
Uso paisagístico: Sim. É uma excelente opção de planta pendente para locais de sol e calor.
Flor: Sim. São lindas e atraem muitos beija-flores e borboletas. Florescem praticamente o ano todo, com maior intensidade na primavera/verão.
Fruto comestível: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Muito resistente e de fácil cultivo. Tolera muito bem vento e salinidade, sendo ideal para regiões costeiras.
Luminosidade: Vai muito bem no sol pleno, mas também pode ser cultivada na meia-sombra, desde que haja muita luminosidade.
Solo: Muito pouco exigente. Podem crescer até em fissuras de pedras expostas ao sol. Mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Adubação: Pode ser feita com matéria orgânica como humus de minhoca, estercos bem curtidos e farinhas. Também pode ser utilizado NPK 10-10-10.
Velocidade de crescimento: Rápida, principalmente nos meses mais quentes do ano.
Altura Máxima: Apesar de ser pendente, ela pode atingir 1,5 metros de altura ou mais até começar a pender.
Propagação: Divisão das touceiras ou sementes.
Rega: São plantas muito resistentes a escassez de água. No início, enquanto são mudinhas, vão exigir rega constante. Quando cultivadas em vasos e jardineiras vão precisar de regas 3 vezes por semana, em média. Já nos canteiros externos, se o solo for naturalmente úmido, depois que ele se estabelecer bem, não será preciso regar. Somente em casos de estiagem extrema.
Clima: Tropical e Subtropical.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Longo/perene. Sua Flor-de-Coral vive bastante.

Além de linda, resistente e de fácil cultivo, a Russelia é ótima para atrair beija-flores e borboletas.

A Flor-de-Coral é uma planta muito durável, resistente e muito florida. Uma excelente opção de arbusto rústico e pendente para você utilizar no seu jardim.

Seu uso ornamental se destaca no paisagismo principalmente quando utilizadas em maciços, declives, muros, etc. Também podem ser utilizadas em floreiras, vasos e cuias suspensas.

Russelia flor de coral

Como cuidar da Flor de Coral

A Russelia é uma planta muito fácil de cuidar. A principal dica a ser observada é escolher um local com muita luminosidade para cultiva-la. Varandas, janelas e canteiros externos são ótimos lugares para cultivo. Lembrando também que elas adoram solos levemente umidos e muita luz.

A Flor-de-Coral é tão resiliente que conseguem nascer por sementes e se estabelecerem na superfície de rochas, desde que sejam umidas e recebam bastante luz. como na foto abaixo.

Russélia crescendo na pedra

Tamanho e crescimento

A Flor-de-Coral cresce em formato de arco, podendo atingir mais de 1,5 metros de altura, dependendo das condições. Quando cultivadas em canteiros no sol pleno, com solos bem nutridos, os caules passam de 1,5 com facilidade.

Os caules novos tem uma linda tonalidade verde brilhante. Começam a crescer eretos e depois começam a pender. Depois, os caules começam a ramificar, formar folhas e flores.

O crescimento é rápido e vigoroso, principalmente nos meses mais quentes do ano.

Russelia crescimento expontâneo

Floração

A flores podem ser vermelhas, brancas e amarelas. Elas são muito atraentes para polinizadores, especialmente beija-flores. Elas medem cerca de 2,5 cm e crescem densamente em toda a planta.

As flores crescem tanto que muitas vezes você não consegue ver a folhagem. Já as folhas são finas e lembram muito as folhas de Aspago Alfinete.

Seu período de floração é do final da primavera ao longo do verão e no outono em climas tropicais e semitropicais. Praticamente, o ano todo. Depois, as flores formam pequenos frutos que pendem em cachos. Deles vão sair as sementes para propagação da espécie.

Luz e Temperatura

A Flor-de-Coral vai melhor no sol pleno, porém também pode ser cultivada na meia-sombra. O ideal é o sol pleno, isso vai trazer muito mais flores.

A Russelia prefere temperaturas mais quentes. Vai muito bem nas regiões mais quentes do Brasil. Já nas regiões mais frias, ela não desenvolve muito bem. Não sobrevive a geadas e baixas temperaturas.

Se a sua Russelia está plantada em um vasinho dentro de casa ou na varanda, fique atento no inverno para a quantidade de luminosidade que está chegando na sua plantinha. Se você achar que é pouca, leve sua planta para um lugar mais iluminado.

Necessidades de rega e fertilização

Enquanto são mudinhas, você deve regar constantemente sua Russelia. Principalmente se for no verão. Depois de estabelecida, ela é bem resistente a seca.

Quando plantada em vasos, vai precisar molhar regularmente. Geralmente 3 vezes no verão um menos no inverno. Mas vai depender muita das condições do local.

Nos meses mais quentes (primavera/verão), pode intensificar mais a adubação. Estercos bem curtidos, farinhas e humus de minhoca sempre são bem vindos. Os adubos químicos como NPK 10.10.10 também podem ser utilizados, mas cuidado para não exagerar na dose.

Solo

As Russelias prosperam em quase qualquer tipo de solo. Nascem até em fissuras de rochas. Mas o ideal é um solo bem nutrido, com bastante matéria orgânica, e bem drenado.

Uma vez estabelecida, a raiz não gosta de ser perturbada. Então, evite sempre mexer ou transplantar sua mudinha.

Limpeza e manutenção

Os ramos mortos devem ser retirados para ajudar a planta e ficar mais bonita. Quando os caules terminarem de florir, a poda destes para estimula mais crescimento e flores.

Se quiser fazer uma poda mais drástica, espere o final do inverno.

Como propagar e plantar a planta Flor-de-Coral

A propagação pode ser feita de várias formas. Utilize a mais indicada para você.

Separação de touceiras

Esse é a mais fácil. Basta você retirar uma touceira com cuidado e dividi-la em duas ou mais partes. Depois, faça o plantio no local desejado. Regue bem e pronto.

Lembre-se evitar ao máximo em gerar danos na raiz da planta que será dividida. Assim como, após o transplante, evitar que sua nova mudinha pegue o sol pleno. De preferência, deixe-a em um local a meia-sombra.

Sementes

As Sementes também são bem fáceis. Repare que elas já vão cair e germinar espontaneamente ao redor da sua planta mãe.

Basta você colher as sementes, semeâ-las em um vaso ou sementeira. Utilizar um solo bem drenado e arenoso. Regando todo dia e deixando em um lugar bem iluminado, em poucas semanas você vai ter novas mudinhas de Flor-de-Coral.

Sementes flor de coral - Russelia

Usos sugeridos para planta Flor-de-coral

A Flor-de-Coral é uma excelente escolha para jardins pendentes, encostas, jardins verticais, muros de contenção, jardins de pedras entre outros.

Em qualquer jardim vertical muito exposto a luminosidade, a Russelia é uma ótima opção.

Uso da Flor de coral no paisagismo russelia

Principais problemas de pragas ou doenças da planta flor de coral

Não apresentam doenças sérias ou problemas com insetos, desde que não sejam regadas em excesso e nem recebam a quantidade certa de luz solar.

Se não tiver o ambiente certo, pode estar sujeito à podridão das raízes, ataques de ácaros, lagartas e nematoides.

Flor de coral nascendo na pedra

Russelia Equisetiformis é tóxica ou venenosa?

Não há evidências que indique de que a planta seja tóxica.