- Nome: Lança-de-são-jorge
- Nome Científico: Sansevieria cylindrica
- Origem: Angola, África
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra, luz difusa
- Solo: Solo com boa drenagem
Características da lança de são jorge
A lança de são jorge é uma planta suculenta que tem sua origem no continente africano. Possuem folhas redondas com um padrão verde escuro, que dão nome a planta, possuem formato de lança
Podem aparecer flores em plantas maduras, esta, com uma fragrância característica. A planta é parente da espada de são jorge.
Como cuidar e plantar sua lança de são jorge
Mudas e plantio da lança de são jorge
A propagação é realizado através da divisão da planta. Separe as crias que crescem na base da planta-mãe. Use uma faca limpa para corta-las e as envase individualmente.
Vaso
O repote é necessário apenas quando o vaso ficam lotados. Utilize um recipiente largo e pesado para evitar tombos.
Quais cuidados são necessários com o solo
O solo deve-se utilizar o envasamento para cacto, pois é necessário uma drenagem rápida. A suculenta não tolera solos encharcados. Solos arenosos com boa drenagem funcionam bem para essa planta.
Adubo e fertilização
Não fertilize a planta no inverno e, na primavera e verão use mensalmente fertilizantes feitos para plantas suculentas, pois isso vai garantir a planta bem vistosa
Qual a necessidade de rega?
Assim como as outras suculentas, a lança de são jorge armazena muita água em sua estrutura, devido a isso ela tolera períodos de seca. As regas devem ser bem espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta.
Normalmente os problemas no cultivo da lança de são jorge estão relacionados à rega. Portanto, deixe o solo secar entre as regas, pois o solo encharcado e a exposição prolongada a baixa temperatura são praticamente as únicas coisas que matam a planta
Quanto de luz é necessária
A lança de são jorge é muito versátil, ela se dá bem com o sol pleno assim como em locais com pouca luminosidade.
ATENÇÃO – As folhas das plantas crescem mais do lado que recebe mais luz. Portanto, se a planta estiver em vaso e estiver recebendo iluminação desigual, para que a planta não fique torta, é necessário girar a planta semanalmente.
Doenças e Pragas comuns
Cochonilha e os ácaros são as pragas mais comuns para a planta. Caso sua planta esteja infestada, livre-se da cochonilha com a aplicação de álcool e os ácaros podem ser removidos através da limpeza das folhas.
Toxidade da lança de são jorge
Segundo o ASPCA, a lança de são jorge é moderadamente tóxica para animais domésticos e para pessoas. A ingestão da planta podem causar dor na boca, salivação e algumas náuseas além de, em raros casos, de uma reação alérgica dermatológica. Ela é tóxica somente para ingestão. Em cães e gatos podem causar salivação excessiva, dor, náusea, vômito e diarreia.