Nome: Camarão-amarelo
Nome Científico: Pachystachys lutea
Origem: América do Sul
Uso paisagístico: Sim, forma lindos maciços repleto de flores amarelas.
Flor: Sim, muito bonita colorida e atrativa para os beija-flores.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil, pode ser em vasos, jardineiras ou canteiros.
Luminosidade: Sol Pleno ou sol parcial.
Solo: Fértil, úmido e muito bem drenado.
Adubação: Pode ser feita com NPK 10-10-10 e adubo orgânico.
Velocidade de crescimento: Média.
Altura Máxima: No chão pode alcançar 1,5 m. Em vasos, altura fica limitada ao tamanho do vaso.
Propagação: Estaquia.
Rega: Moderada, observar sempre se a drenagem esta funcionando bem.
Clima: Tropical e subtropical do Brasil.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 60% – 80%.
Toxidade: Não, pode ser consumido.
Ciclo de vida: Longo.
Nativo da América do Sul, o camarão-amarelo é uma ótima opção para atrair beija-flores para o seu jardim.
Características do camarão amarelo
O camarão-amarelo é uma ótima planta para você usar no seu jardim, principalmente se você mora em regiões com clima quente e úmido. Muito resistente e fácil de cuidar, essa linda planta vai trazer um toque para o seu jardim. Com um lindo contraste entre folhas verdes escuras e flores amarelas, naturalmente criam um visual fantástico e podem ser até o grande destaque do seu jardim.
O Camarão vira um pequeno arbusto de até 1,5 metros. Então, na hora de realizar o plantio é importante distanciar bem as mudinhas, pelo menos 50 cm. O camarão também é uma planta de ciclo de vida perene, ou seja, ela vai viver bastante e você vai poder contemplar as flores por muito tempo.
Nativo da América do Sul, o camarão-amarelo leve esse nome popular por conta das suas brácteas amarelas, que lembram vagamente o crustáceo.
A flor do camarão-amarelo
Apesar da flor parecer linda e deslumbrante, com um amarelo intenso que chama a atenção de longe. Tecnicamente, a flor é apenas essa estrutura branca que você esta vendo na foto abaixo. Ela tem esse formato de tubo justamente para atrair beija-flores, perceba que o formato e perfeitamente compatível com o bico dessas magníficas aves, levemente angulado para baixo. Então, se o seu objetivo era atrair beija-flores, escolheu a planta certa.
Essa estrutura amarela que você está vendo na foto, com certeza a parte mais bonita da flor. Na verdade, são as brácteas, ou seja, são estruturas auxiliares das flores. Sua principal função é proteger a flor, mas quando são coloridas, também tem a função de atrair polinizadores e a nossa eterna admiração e contemplação.
Como cuidar, plantar, fazer propagação e mudas da planta camarão amarelo
O camarão-amarelo é muito fácil de cuidar, não vai exigir muito do seu precioso tempo. A manutenção vai se limitar a limpeza e retirada das folhas morta e galhos secos.
O plantio deve ser realizado com espaçamento mínimo de 50 cm, assim como pode ser realizado qualquer época do ano. As mudas podem ser compradas facilmente em chácaras de plantas e gardens centers, são bem fáceis de encontrar.
As mudas também podem ser feitas através de estaquia. Basta cortar um pedacinho do caule, com cerca de 10 cm, e deixar na água enraizando em um lugar bem iluminado, mas sem tomar sol direto. Depois que der algumas raízes transplantar para um vasinho e por fim para o local definitivo no jardim. Os segmentos finais dos galhos são sempre os que tem maior chance de pegar.
Solo
Por ser uma planta nativa, não há exigências específicas, se adapta muito bem aos solos brasileiros. Pode enriquecer o solo com matéria orgânica para dar uma melhorada e prestar atenção se o local de plantio não está muito encharcado, pois o camarão não gosta de solo muito molhado.
Nos vasos, prestar atenção na drenagem e dimencionar bem o tamanho do vaso, lembre-se que essa pequena mudinha vai chegar a mais de 1 metro de altura.
Luz e temperatura
Pode ser cultivado a pleno sol , principalmente quando plantada em canteiros, ou sol parcial. Vai depender muito da sua região, se o clima for mais ameno, pode plantar no sol sem medo.
Rega
O camarão amarelo não é exigente, no entanto, prefere solos úmido. Se você esquecer de molhar alguns dias não tem problema, o camarão vai sobreviver, mas tente evitar ao máximo.
Doenças e pragas
É muito resistente a pragas, porém é sucetível aos insetos comuns que infestam as plantas domésticas:
- Mosca-brancas
- Ácaros
- Pulgões
- Cochonilhas
A recomendação é que antes de levar a planta para casa você deve inspecionar a planta em busca de pragas, afim de não se levar uma planta doente e não contaminar as outras plantas já presentes em seu jardim.
No caso dos insetos citados acima, podem ser combatidos com qualquer inseticida específico para jardinagem, ou inseticidas naturais, como óleo de neem.
Poda
Com o tempo, o seu camarão-amarelo pode começar a ficar com uma aparência pernuda, ou seja com galhos pelados na parte de baixo e folhas e flores somente no parte superior da planta. Isso é normal, essa é o fisiologia natural da planta. Porém, não é o que queremos para a composição paisagistica do nosso jardim.
Nesse casa, temos duas opções para tentar reverter o problema, uma mais radical e uma mais amena.
A primeira é válida se você tem um maciço, ou um canteiro com uma quantidade razoável de plantas. Nesse caso, retire os exemplares das bordas que interessam e plante mudas menores, ou promova uma pode severa nessas plantas da borda. Com o tempo elas vão crescer e produzir folhas e flores tampando os galhos pelados das plantas maiores atrás. Isso vai trazer um efeito de continuidade da floração e criar um visual muito bonito. Mas calma, tem que ter paciência, vai demorar um pouquinho para plantas cortadas rebrotarem e florescerem.
A segunda opção é bem radical, promover uma poda drástica em topo canteiro e aguardar a planta se desenvolver novamente até atingir a altura desejada.
Em ambas as estratégias, sempre priorize podar o camarão-amarelo no início da primavera, pois nas estações mais quentes do ano a planta cresce mais rápido que nas frias.
Gostou do post? Nos siga em nossas redes sociais