Olá leitores! Você quer um ambiente mais silencioso? É claro que você quer. A VERDADEIRA questão é – como conseguir um bom isolamento e conforto acústico?
Há um número grande de diferentes táticas e estratégias de isolamento acústico. Então, por onde você deve começar? Onde colocar o seu foco e tempo?
Aqui você tem um guia para auxiliar o entendimento de isolamento e conforto acústico. Prontos para começar? Então vamos lá!
Primeiro vamos separar as orientações em capítulos, onde você pode consultar conforme sua necessidade.
1 – O que é o som?
- 1.1 – Definição
- 1.2 – Sensação auditiva
- 1.3 – Reflexão e Absorção do som
- 1.5 – Reverberação
2 – Avaliação e redução de sons
- 2.1 – Avaliação dos ruídos
- 2.2 – Redução dos ruídos na fonte
3 – Soluções para isolamento acústico
- 3.1 – Barreira acústica
- 3.2 – Paredes
- 3.3 – Pisos
- 3.4 – Enclausuramento
- 3.5 – Portas
- 3.6 – Janelas
- 3.7 – Difusores de som
- 3.8 – Absorvedores de som
4 – Jardinagem e paisagismo no isolamento acústico
- 4.1 – Arvores e seus benefícios acústicos em um ambiente
- 4.2 – Paredes verdes e sua influência na acústica de uma cidade
- 4.3 – Cobertura verde e o silêncio
Capítulo 1
O que é o som?
1.1. – Definição
O som é resultado das vibrações de corpos elásticos, portanto, se propaga provocando deformações transitórias nos meios. Se propaga no ar, sólidos e líquidos. Não se propagando no vácuo.
1.2. – Sensação auditiva
O ouvido humano tem a capacidade de captar e distinguir de uma maneira eficiente a frequência, a intensidade e o timbre de um som
Quanto a frequência, somos capazes de ouvir sons entre 16Hz a 20Hz até de 20 000Hz a 32 000Hz de acordo com a condição do orgão auditivo
Quanto a intensidade existe uma faixa as quais os sons são audíveis e, sons muito baixos não são percebidos e sons muito autos podem chegar a causar dor e danos no sistema auditivo.
1.3. – Reflexão e absorção do som
Sempre que uma onda sonora se choca a um obstáculo, a energia sonora incidente fica dividida em duas partes, uma que se reflete e outra que penetra, esta parte, parte é absorvida e parte continua se propagando. A parte da energia sonora que é absorvida, é transformada em calor devido ao atrito das moléculas Quando uma onda sonora incide sobre uma superfície, parte da energia sonora é absorvida devido ao atrito e viscosidade do ar transformando-a em calor.
A parcela do som que é absorvida e transformada em calor corresponde ao coeficiente de absorção este, dependendo essencialmente da natureza do material. Materiais com grande coeficiente de absorção são de estruturas porosas, estes materiais possuem poros pequenos oferecendo resistência ao movimento vibratório da zona sonora. Materiais como tecidos, feltros, plásticos porosos, possuem elevada capacidade de absorção sonora.
É importante salientar que a espessura do material possui grande influência na absorção, principalmente nas baixas frequências e que a absorção de som é diferente em cada material, uns possuem melhor absorção em determinadas frequências outros em outras.Tabelas absorção acústica
1.4. – Reverberação
Reverberação é a persistência do som residual no ambiente depois de cessada a fonte de som. A reverberação é diferente do eco, este caracterizado pela repetição distinta do mesmo. Essa persistência de som pode vir a impactar negativamente na qualidade sonora de um ambiente. Esse efeito ocorre muito em ambientes com poucos mobiliários, ambientes com baixa absorção de som.
Definição.: O tempo de reverberação do ambiente é definido como o tempo necessário, para que a intensidade energética de um som puro de 512Hz se reduza a um milionésimo de seu valor inicial(60 dB), a partir do momento no qual a fonte cessa de emiti-lo.
1.5. – O que é decibeis dB?
Os termos dB (decibéis) é a unidade de medida de intensidade do som. É uma escala logarítmica, em que a duplicaҫão da intensidade do som corresponde a 3 decibéis.
Ex.: 12dB é o dobro da intensidade sonora de 9dB que é o dobro de 6dB.
Capítulo 2
Avaliação e redução dos sons
Com o objetivo de evitar danos à saúde pública, causados pelo excesso de ruídos, governos de diversos países estabeleceram normas no sentido de controlar os níveis de ruído nos diversos ambientes, no Brasil, a ABNT estabelece na NBR 10152 is níveis sonoros para o conforto e níveis sonoros aceitáveis para diversos ambientes internos.
2.1. – Avaliação dos ruídos
A Solução de isolamento acústico ou tratamento de ambientes deve ser precedido de uma análise dos diversos tipos de ruidos presentes no ambiente.
- Ruidos com característica impulsivas ou de impacto
- Ruidos intermitentes
- Os horários do dia
- Ambiente externo ou interno
- Zoneamento
- Presença de ruidos próprios do ambiente
A avaliação do ruido deve obedecer a critérios presentes na ABNT, normas NBR-10151 e NBR-10152
No caso de desempenho acústico em edificações residenciais, a norma a ser seguida é a ABNT NBR 155755, onde é definido critérios de desempenho, níveis mínimos de isolamento acústico para novos empreendimentos.
2.2. – Redução de ruidos na fonte
A redução de ruídos na fonte é dentre os métodos de controle de ruido, o mais desejado. Qualidade no projeto e na construção são um dos elementos importantes na redução de ruídos na fonte, outro método é a aplicação de borrachas, molas e outros materiais afim de reduzir a transmissão de sons entre equipamentos conectados promovendo o isolamento acústico.
Fatores importantes para a redução de ruídos na fonte
- Compre equipamentos e ferramentas que produzem pouco ruido e atente para o selo ruído do inmetro.
- Molas, espumas ou outros materiais de amortecimento são usados para reduzir a transmissão de som de origens de ruído para pisos, paredes ou equipamentos conectados. Ex.: Coxins de motores
- Revestir e colocar materiais como espuma, resina, etc em um objeto para que vibre/reverbere menos
- Dê manutenção nos equipamentos ruidosos (Ex.: Lubrificação, reparo, etc.)
Capítulo 3
Soluções para isolamento acústico
A transmissão do som de um ambiente para o outro se dá por meio de três caminhos diferentes
- Por meio do ar, pelas aberturas situadas nas portas, nas janelas.
- Por meio da própria construção onde as vibrações possam se transmitir
- Através das superfícies limítrofes do meio fechado, tetos, forros, pisos, paredes, porta e janelas fechadas.
3.1-Barreira Acústica
Barreiras acústicas é uma das estratégias de controle do ruído ambiental. É uma solução de engenharia que permite a redução da energia sonora incidente nos locais habitados.
3.2-Paredes
Segundo a norma NBR 15.575 é necessário no mínimo de 45dB de isolamento acústico em paredes interiores que separam dormitórios.
Paredes simples rebocadas atenuam ruido unicamente devido ao efeito de inércia, possui uma alta massa específica e normalmente atendem o mínimo que a norma solicita, porém, em alguns casos é necessário níveis de desempenho e soluções mais sofisticadas são necessárias como paredes mistas, paredes duplas e sistemas duplos de drywall.
3.3-Pisos
Nos prédios, para manter o conforto acústico, é fundamental evitar a transmissão de som através dos pisos, decorrente principalmente aos sons de impactos devido a movimentação de pessoas e transporte de materiais.
Afim de se obter uma alta atenuação nos ruídos de impacto os pisos devem ser flutuantes que, consiste basicamente da introdução de um material absorvedor de vibrações entre a estrutura do edifício(laje) e o contrapiso
Outra forma de se obter uma baixa transmissão de energia sonora entre pisos é adotar estruturas com alta inercia como as de concreto. Aliam uma alta resistência mecânica a uma atenuação que, com o aumento da espessura pode atingir valores apreciáveis. Com uma espessura de 10cm de concreto armado na laje conseguiríamos uma atenuação mínima de 48dB, com 15cm 51dB e com 20cm a atenuação possível é de 54dB.
3.4-Enclausuramento
O enclausuramento pode ser utilizado por exemplo para uma máquina ruidosa como geradores. A técnica consiste em confinar o maquinário ruidoso dentro de um ambiente projetado para tal, no qual será utilizado de materiais de forma a atenuar os ruídos gerados pela máquina.
3.5-Portas
As portas comuns utilizada nas residências possuem atenuação que não atinge os 20dB. Em caso de necessidade, para obtenção de atenuações mais elevadas as portas devem ser de madeira maciças e serem instaladas com uma série de cuidados, possuir uma boa vedação inclusive no piso e não devem apresentar orifícios como os da fechadura. Nesta condição em uma porta normal de 3,5cm de espessura, maciça e homogênea atinge atenuações entre 31 a 37 dB.
Com os cuidados já citados e uma espessura de 5cm poderia garantir uma atenuação entre 34 e 40dB
3.6-Janelas
A escolha das janelas possuem grande importância no conforto acústico dos ambientes, providos necessariamente de vidros, estes é que vão limitar a atenuação obtidas pelas mesmas. Sendo uma placa de vidro, devem estar apoiados em toda sua periferia em material elástico.
Tabela atenuação vidro simples
Para atenuações maiores podemos recorrer a janelas com vidros duplos ou mesmo triplos, neste caso o ideal é a espessura dos vidros serem diferentes afim de se evitar reverberação e consequente transmissão de sons entre os vidros.
Atenuação vidro duplo e triplo
- Duplas de vidros de 3 + 4 mm => 37,5 dB a 50,6 dB
- Duplas de vidros de 6 + 10 mm => 51,5 dB a 64,5 dB
- Vidros triplos de 4 + 3 + 4 mm => 57,5 dB a 77,2 dB
- Vidros triplos de 6 + 10 + 6 mm => 75,0 dB a 94,5 dB
3.7-Difusor de som
O difusor de som tem a capacidade de espalhar a energia sonora em um espaço. A difusão espalha o som refletido pela sala, e contribui para a redução da reverberação e eco. Quando aplicado corretamente contribui para espalhar de forma planejada o som em um espaço, possuem grande efeito principalmente nas frequências mais agudas.
3.8-Absorvedor de som
Absorvedores de som possuem importância para diminuição da reverberação e ecos de um ambiente e contribuem para uma qualidade sonora maior do ambiente, o tornando mais agradável para a utilização do mesmo como sala de Home Theater, estúdios de gravação, etc. Eles evitam que o som refletido possa interferir na qualidade do som emitido. Além disso contribuem para que o som produzido naquele ambiente seja atenuado para fora.
Saiba Mais
https://www.hse.gov.uk/pubns/books/hsg260.htm
Capítulo 4
Jardinagem e paisagismo no isolamento acústico
Os jardins e as plantas também podem ser utilizados para atenuar ruidos em ambientes urbanos. Além de embelezar os ambientes e os tornar agradáveis, possuem propriedades que auxiliam também no comportamento acústico de locais ou cidades.
4.1 – Arvores e seus benefícios acústicos em um ambiente
As árvores podem funcionar como barreiras acústicas naturais. Além disso, suas folhas possuem capacidade de atenuar ruidos.
As árvores além dessa característica contribuem para reduzir o efeito de reflexão de sons entre prédios.
4.2 – Paredes verdes e sua influência na acústica de uma cidade
As paredes verdes são capazes de atenuar os ruídos nas fachadas dos edifícios, atenuam entre 0,5dB e 3,0dB, as folhagens auxiliam a atenuação nas altas frequências e o substrato contribuem consideravelmente na absorção nas frequências mais graves.
As paredes verdes absorvem parte do som e reduz os sons refletidos nas fachadas dos prédios e evitam a amplificação sonora através das múltiplas reflexões.
4.3 – Cobertura verde e o silêncio
As coberturas verdes possuem grande influência na redução sonora vinda da cobertura, podem reduzir até 10 dB. Além disso possuem a vantagem de influenciar de forma positiva no conforto térmico do ambiente
Pode ser um grande aliado no projeto de atenuação sonora, principalmente em edificações próximas a aeroportos, áreas industriais e regiões urbanas. A espessura do substrato e as folhagens possuem grande relação com o aumento do índice de redução sonora. Aumentam a inercia devido a elevada massa e possuem efeito amortecedor.