Nome: Onze horas
Nome Científico: Portulaca grandiflora
Origem: América do Sul
Uso paisagístico: Sim, trata-se de uma planta extremamente versátil. Pode ser usada em cuias penduradas, jardineiras, jardins verticais, bordaduras em canteiros, maciços e muito mais.
Flor: Sim, costumam abrir durante as horas mais quentes do dia e fechar durante a noite. Daí advém o nome popular de 11 horas. Apresentam várias cores e tipos.
Fruto: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Muito fácil. Por ser nativa, se adapta com facilidade a todas as regiões do Brasil, inclusive as mais quentes.
Luminosidade: Sol pleno a sol parcial.
Solo: Fértil, muito bem drenado. Não tolera solos encharcados.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com NPK 10-10-10 e compostos orgânicos.
Velocidade de crescimento: Rápida.
Altura Máxima: 20 cm.
Propagação: Estaquia é a melhor forma. Qualquer pedacinho do galho pega fácil.
Rega: Pouca.
Clima: Tropical e subtropical. Tolera bem o calor.
Temperatura ideal: 30º.
Umidade ideal: 40% – 60%.
Toxidade: Sim, se consumida.
Ciclo de vida: Longo.
Com uma floração abundante durante todo o ano, essa é a planta ideal para contemplar pequenos espaços, vasos e jardineiras.
Como cultivar Onze Horas
A Onze horas é uma pequena planta herbácea (não tem tronco lenhoso) com as folhas suculentas. Podem ser cultivadas em vasos, jardineiras e canteiros. O grande destaque fica por conta da intensa floração, é flor praticamente o ano todo, somente dando uma pequena desacelerado no inverno. Seu clima favorito é o quente, porém se adapta também a regiões mais frias.
Tolera muito bem solos pobre em nutrientes, porém se você tiver como melhorar a qualidade do solo com compostos orgânicos sempre é bom. A manutenção é muito baixa, não exige podas. As regas são bem reduzidas já que a planta é consegue acumular bastante água em suas folhas suculentas.
Luz ideal para sua Onze Horas
Elas precisam de muita luz solar para atingirem todo seu potencial de floração. Quando cultivadas na sombra, eles podem até se desenvolver, mas vão florescer bem menos. Com o tempo você vai reparar que as flores não abrem em dias muito nublados, assim como sempre fecham a noite.
Melhor solo para plantar
O importante é o solo ser bem drenado. Como suas folhas são suculentas, o solo muito encharcado pode levar a planta ao apodrecimento. Pode ser uma mistura entre barro vermelho e terra preta. Compostos orgânicos como estercos bem curtidos e humus de minhoca também são bem-vindos .
Como regar a Onze horas
Pela sua característica natural de ter folhas suculentas que acumulam água, as Onze Horas toleram muito bem seca e estiagem. Quando estão no vaso, a melhor forma de ver se precisam de água é colocando o dedo na terra e sentindo se está seco ou molhado. No verão a demanda por água aumenta um pouco, mas cuidado para não exagerar. Sempre verifique se a drenagem está funcionando.
Muito cuidado se for regar sua Onze Horas com uma mangueira, pois a força da água pode danificar as delicadas pétalas da flor. Se for possível, tente molhar somente a terra.
Temperatura e Umidade
Por ser nativa da América do Sul, a Onze Horas tolera muito bem o calor. Além disso, aguenta muito bem grandes períodos sem água, pois suas folhas funcionam como reservatório de água. Por fim, também vão muito bem nas regiões de clima mais ameno como o sul do Brasil, Argentina e Uruguai.
Quanto a umidade, elas se adaptam tanto a baixo como alta umidade relativa do ar. É de fato uma planta muito resistente.
Como adubar
Podem ser adubadas mensalmente com NPK 10-10-10. Compostos orgânicos também podem ser utilizados para complementar adubação.
Fazendo mudas de Onze Horas
A melhor forma de propagação da Onze Horas é por estaquia. Basta cortar um pedacinho do galho de qualquer Onze Horas e espetar em um solo úmido ou deixar na água enraizando. Pronto, em poucas semanas você já tem um novo exemplar.
Pragas comuns
Ocasionalmente pulgões podem incomodar a sua Onze Horas, assim como outros insetos sugadores de seiva. Nesse caso, utilize um inseticida amador para jardinagem para combater a praga.